PlayOnLinux. Rode jogos Windows no Ubuntu

PlayonlinuxTodo mundo sabe que o maior entrave que o linux tem para os usuários desktop é poder jogar seus games preferidos, que foram projetados somente para o sistema Windows.
Mas e se pudéssemos jogar The Sims 3, por exemplo, no Ubuntu? Você largaria de vez o Windows?

Para provar que isso é possível, apresento-lhes o PLAYONLINUX. PlayOnLinux é um software que permite instalar facilmente uma lista de games e aplicativos desenhados para rodar no Windows®.

Poucos jogos são compatíveis com o GNU/Linux no momento e certamente isso atrapalha uma possível migração de novos usuários. Com o Playonlinux, isso muda de figura, pois a instalação é fácil e sem custo.

Prós:
* Não precisa de licença do Windows® para usar o PlayOnLinux.
* PlayOnLinux é baseado no Wine.
* PlayOnLinux é livre.
* PlayOnLinux usa Bash e Python

Contras:
* Ocasionais performances abaixo do esperado.
* Não são todos os jogos que são suportados.

Screenshots:

p1
p2
p3
p4

Para baixar:

O pacote .DEB ou via terminal:

Para a versão 9.04, abra o terminal e cole:

sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_jaunty.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

Conclusão:
Este soft é baseado no WINE e portanto, levo a crer que existem limitações, mas é uma ótima ferramenta para novos usuários e gamers. Ainda irei testar o The SIMS 3 e se o resultado final for satisfatório, irei postar aqui minhas análises.
Claro que você precisa ter os jogos oficiais e seus respectivos números de séries. Não vi nenhuma lista de jogos compatíveis usando o Playonlinux, mas quem for ir testando, comente aqui, qual jogo foi instalado e se deu resultado, bom, ruim ou ótimo. Mas para quem é curioso, basta acessar o fórum deles para ver o que o mundo testou até o momento.

Enfim, vamos aos testes!

Let’s rock… e #chupa Ashton.