Tenho um problema. Quem pode me ajudar?

Como novatos (e me incluo neste item), temos muitos problemas de transição entre o mundo Windows para o mundo Linux.

O Ubuntu fez com que essa transição fosse o mais amigável possível, mas mesmo assim, temos particularidades pessoais de fórum íntimo (hehe) que não conseguimos resolver de primeira. Vai desde a instalação de um aplicativo até a montagem de uma rede interna. E como podemos achar respostas para essas dúvidas?

1 – Procure no Google
Não tem jeito, amigos e amigas. Alguém já DEVE ter passado pelo mesmo problema que você e aí poderá encontrar sua solução no blog de Deus. Existem dezenas de sites e blogs falando de linux e de Ubuntu. Pesquise muito e só depois que se sentir sem esperanças, aí procure uma ajuda mais particular.

2 – Se o passo 1 não teve sucesso, vamos tentar com pessoas dispostas a te ajudar. E para isso, indico o Fórum Ubuntu-BR. Você se cadastra (de graça) e com educação, pesquisa e paciência conseguirá sua solução.

Entenda que as pessoas no mundo linux são pessoas comuns e com seus afazeres diários e elas ajudam as outras por prazer e ninguém é pago para isso. Não sejamos tão severos esperando uma resposta imediata. Deem tempo para que as pessoas possam te ajudar. Se não tiver solução mesmo… aí é só virtualizar o Windows ou usar o dual-boot e tocar a vida.

Enfim, temos caminhos para ajudar a todos.