Ubuntu carregará tão rápido que nem vai precisar de progress bar

Pelo menos é isso o que estão dizendo os desenvolvedores da distribuição Linux mais popular no pequeno universo constituído pelo único por cento dos usuários de computador que o utilizam como sistema operacional. A promessa é que o tempo de boot do Ubuntu que será lançado em abril do ano que vem caia dos atuais ~25 segundos para dez segundos.

Para melhorar a performance do boot, a equipe da Canonical focará seus esforços em tentar fazer com que os componentes estejam prontos em menos tempo, de modo que o Xorg carregue o mais rápido possível. A meta é fazer com que o kernel e o initramfs (arquivo temporário que facilita o processo de inicialização) levem dois segundos para estarem prontos, drivers, sistemas de arquivos e outros processos demorem mais dois segundos, e mais dois segundos para o Xorg. Os quatro segundos restantes seriam para a inicialização do desktop e da sessão de usuário.

Fonte: Ars Technica e aqui

E o que você acha?

flash

8 comentários em “Ubuntu carregará tão rápido que nem vai precisar de progress bar”

  1. Os quatro segundos restantes seriam para a inicialização do desktop e da sessão de usuário.
    Esse eu quero ver… já acho meu bot rápido (e ele carrega MySQL e apache junto) o que demora pra iniciar é o meu user (gnome-do, dropbox, emerald, compiz, screenlets, deve ter algo mais xD), deve levar uns 10s pra carregar a sessão
    Eu já acho extremamente rápido comparando com o Vista, mas levar 10s desdo bot até logar o usuário… É proeza pro Guinness!

  2. Aqui também o que mais me chateia é ao carregar minha seção de usuário. Demora em torno de 10s também. E só uso awn, icones e cursor do oxigen (orange). Meu tema é o New Wave normal.

  3. Corrigindo. Acabei de ver no bootchart que meu boot leva exatos 23s até a tela de login. E mais 30s até completar minha seção. Tomara que fique essa rapidez toda mesmo.

  4. Danilo G. Magrini

    Estão discutindo tempo de boot como se configuração de hardware fosse algo que não importasse para esse tempo. Inclusive iniciar a sessão em 4s também é algo que coloca em segundo plano os softwares que eu tenho configurado no meu AutoStart… acho que isso não existe. Se querem diminuir o tempo de boot ótimo, agora ficar colocando tempo fixo em segundos e ainda querer tirar a barra de progresso acho uma bobagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *