Dell vai vender PCs com Ubuntu, diz Canonical

E sai na próxima quinta-feira (29) o Ubuntu 9.10 “Karmic Koala”. Falei agora à tarde com Fabio Filho, diretor da Canonical para América Latina e, apesar de o foco do papo ser as novidades do sistema operacional, aproveitei para perguntar sobre o “estado do Ubuntu no Brasil”. Afinal, quando grandes OEMs vão vender hardware com Ubuntu por aqui?

Fábio fez questão de explicar as duas linhas de negócios da Canonical: a venda de serviços e suporte para o Ubuntu (versões desktop e servidor) e a prestação de serviços para os fabricantes de hardware (OEMs) que já vendem máquinas em novos computadores com Ubuntu instalado.

Na área de serviços e suporte, “existe uma grande demanda de uso do Ubuntu no Brasil”, diz o executivo. A Canonical tem parcerias no Nordeste com a Fuctura e no Sul com a Solis para suporte e treinamentos em Ubuntu.

Tá, e os OEMs, que na maioria das vezes vendem máquinas com distribuições Linux mal-acabadas e que, invariavelmente, vão acabar rodando um Windows piratex? Fábio Filho comenta que, sim, ocorre esse problema já que muitas vezes os OEMs preferem vender máquinas baratas com Linux e o próprio mercado acaba incentivando essa busca pelo mais barato.

“Só que a Dell no Brasil vai vender máquinas com Ubuntu, não tem data definida ainda. Também estamos negociando com Semp Toshiba e Positivo Informática”, afirma. A pequena Meoo já tem PCs com Ubuntu, de acordo com o executivo.

Bem, entre dizer e acontecer precisa de tempo, né? Eu acredito que esses três fabricantes – Dell, STI e Positivo – poderiam ao menos mudar um pouco o panorama (e a má-fama) dos PCs baratos com Linux (e Windows pirata) ao adotar o Ubuntu, não?

Em tempo: lá fora, a Dell vende máquinas com Ubuntu faz tempo. O Marcelo Neubert, do PontoGeek, me deu um toque via Twitter que já viu notes Dell com Ubuntu no site brasileiro. Procurei… e não achei (mas o Marcelo achou e me mandou os linhs do Vostro A840 e A860)

fonte

1 comentário em “Dell vai vender PCs com Ubuntu, diz Canonical”

  1. Comprei um Dell M1330 com Linux em 2006 (nos EUA).

    A pior escolha foi ter optado por vir com o Ubuntu, já que o Ubuntu pre-instalado pela Dell não difere em nada daquele que você baixa na web (a mídia que eles enviam não tem *nada* da Dell). E de quebra eu perdi a oportunidade de ter um Windows original OEM na máquina sem ter que pagar centenas de doláres (a diferença de preço com Windows era mínima).

    Hoje eu uso ele apenas com Ubuntu, quando a relação custom/benefício para ter também um Windows original era muito favorável…

    PS: Ubuntu rox! Mas ainda sou obrigado a trabalhar com o M$ Windows…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *