Usuário Ubuntu de primeira viagem

nota:

É uma bela propaganda, de um jeito ou do outro, mas é.

Um dos principais problemas quando se experimenta um sistema operacional diferente daquele a que estamos acostumados é a configuração inicial: deixar o micro um pouco mais com a sua cara. Quem estava acostumado ao Windows e migrou para o MAC – ou vice-versa – sabe do que se trata. E, na nossa experiência com o Linux não foi diferente.

Escolhemos a versão do Linux chamada Ubuntu. E ela foi escolhida simplesmente porque é a mais popular. Nossas duas cobaias nunca haviam usado o sistema operacional: estão habituados ao ambiente Windows. Mas, como o Linux realmente vem se tornando mais próximo dos usuários comuns, a instalação não foi um problema.

“É todo em português, você pode escolher o seu idioma. E aí não requer muitos conhecimentos, ele dá os detalhes do tipo de instalação que você precisa e não tem nenhum problema”, conta o estudante Rafael Oliveira.

Mas, a lua de mel acabou aí. A Letícia, por exemplo, enfrentou problema com a rede sem fios. Esse, aliás, uma dificuldade recorrente para quem está começando no mundo Linux.

“Ele não reconheceu de cara a rede sem fio, não abria. Até que foi simples para descobrir a rede sem fio, para aparecerem as opções. No caso da rede da minha casa, ela reconheceu, conectou, mas não abria nenhum tipo de site. É como se não estivesse conectado. Aí eu fui em outro computador, pesquisei em fóruns, no Google, e vi que o problema era recorrente para algumas pessoas, principalmente com o provedor que eu estava usando”, explica a estudante Leticia Martines.

Um dos problemas que mais incomodou o Rafael foi a instalação de plugins comuns. O Flash, por exemplo. Sem ele, não dá para ver vídeos online na maior parte dos sites. E, esse, é um problema para o qual ele não encontrou solução total.

“Eu instalei um plug-in que vem no próprio sistema operacional, e até aparece o vídeo, mas não aparece o som – e eu quero o som também”, afirma o estudante.

Para quem já está acostumado com o ambiente Linux, essas dificuldades podem até parecer coisas simples. Mas, para a maioria dos usuários, que ainda não explorou esse tipo de sistema, são grandes obstáculos. Na semana que vem, buscamos ajuda para nossas cobaias. E você vai ver como vencer essas barreiras iniciais. Fique ligado.

fonte:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9514&tipo_video=baixa

9 comentários em “Usuário Ubuntu de primeira viagem”

  1. Pelo menos eles mostraram os 2 lados da moeda. Agora, da próxima vez, espero que mostrem como é fácil resolver algumas coisas. Tipo o flash:

    sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

    E já resolve, mp3, java, flash, dvd, etc. tudo de uma vez.

  2. Alguém saberia dizer dentre os aplicativos multimídia a seguir qual é o mais completo e as principais diferenças?

    Rhythmbox, Listen, Banshee, Exaile

    Tô querendo mudar para o Ubuntu (Gnome) e queria uma alternativa gtk à altura do Amarok

  3. -uso ubuntu desde a versao 8.04 lts.. e só vou troca em 2010… com a nova lts.. pq meu pc e note tão redondo
    -não tive essas dificuldades apresentadas pq eu pesquisei antes no foruns e blogs
    -só não usa ubuntu kem não ker
    -mas se um dia produzirem ubuntu como o linux-mint e o big-linux, que são derivados do ubuntu, mas que ja “vem pronto de fabrica” com tudo instalado seria bem mais facil a migragação dos novatos

  4. Problema com flash?

    Peraí, quando ele compra/formata um pc com windows o que se faz pra rodar flash?

    vaí até a página da adobe baixa o plugin e instala correto?

    No ubuntu é a mesma coisa… você vai até a página, baixa o .deb do arquivo e instala com 2 clicks de mouse… simples assim…

  5. achei pessima a materia.
    não mostraram nada do ubuntu e ainda por cima criaram problema onde não tem.
    colocaram 2 cabaços que não sabiam nada de pc para instalar o flash.
    internet ? a minha net aqui no interior da bahia funciona que é uma beleza.

  6. ridículo a matéria achei
    dois analf. de inf. filho de papai que ganham pc de 5 mil reais e nem sabe mexe nas máquinas.. até o lixeiro mexe com ubuntu …porcaria de matéria achei …só deixou o ubuntu la em baixo ..que tudo de mão beijada users ruindows .. então usa o lixo ruindows que pega virus e tem a maldita tela azul da morte quando trava..e formatar maquina é pra gente pequena ..

  7. Só acho que esse tipo de teste precisa realmente comparar.
    Se tiveram dificuldades em fazer no ubuntu precisa mostrar como fazem isso no windows.
    A solução pra rodar algo java no ubuntu e no windows é a mesma.
    Baixar e instalar.
    no ubuntu fica mais facil pois tu pode baixar do repositorio e entao nao precisar ir até o site e procurar naquela lista de 15 versões que a sun coloca no site pra saber qual tu precisa baixar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *