Acelerando a navegação

Desde que fiz o update para o (K)Ubuntu Karmic Koala (ainda na versão Alpha 6), notei que a velocidade de navegação do meu sistema não era a mesma que eu tinha no Jaunty Jackalope. Algo assim: conectava na rede (no meu caso, wireless), e quando ia navegar o Firefox dava, na barra de status, aquela famosa mensagem:

Localizando www.dominio.com…

Isso me incomodou, pois às vezes eu chegava a esperar alguns minutos, mas acreditei que seria um problema de internet, visto que me mudei e não sabia qual a qualidade da conexão. Além disso, o problema parecia ir e vir espontaneamente: ora funcionava, ora não. Após alguns dias e alguns testes em outros Sistemas Operacionais (Mac OSX e Windows Vista), percebi que era realmente um problema do Ubuntu.

Depois de uma pesquisa rápida, encontrei a solução para este problema no Ubuntu Forums (em inglês). Bastou instalar dois programas que prometem gerenciar o servidor de DNS de maneira mais eficiente: bind9 e resolvconf. No terminal:

sudo apt-get install bind9 resolvconf

E pronto! Não é necessário configurar nada, apenas instalar esses dois pacotes.

Boa sorte!

15 comentários em “Acelerando a navegação”

  1. Excelente dica. A navegação no meu Ubuntu Karmic estava boa, mas com este macete que você passou ela ficou melhor ainda! Só tive problema no som, que fica fazendo um barulhinho intermitente quando não há nada tocando, seja música ou vídeo. Para acabar com esse barulhinho, eu deixo o Rhythmbox em pausa. Se por acaso você conhecer alguma solução para este problema, ficarei muito feliz.

  2. Olá, usei dica acima e não consegui acessar a internet. Ao desfazer as alterações, agora não consigo mais conectar nem por wireless, nem por 3G. Tem alguma coisa que eu possa fazer para não ter q reinstalar o ubuntu?

    Abraçs

  3. Olá! Outro dia estava lendo umas matérias sobre o lançamento e as novidades do Koala e um cidadão (pra não dizer idiota!) disse que estava “feliz pelos 36 usuários do ubuntu por terem um novo sistema operacional pros NERDS brincarem”. Caracas, quando eu li aquilo o meu sangue ferveu. Felizmente me lembrei que a Comunidade Ubuntu é gigantesca e unida. Pessoas como a Melissa Mendonça, que compartilham suas experiências em benefício da Comunidade me faz abrir um sorriso ainda mais largo no rosto.
    Essa dica me ajudou, eu já tava soltando fumaça pelas ventas, quase voando no pescoço do pessoal do meu provedor de Internet, achando que a culpa era deles!!! Hehheh… Valeu Melissa!

    Vida longa e próspera ao Koala!
    Vida longa e próspera ao Ubuntu!

  4. Como gremista (foi um torcedor o criador da frase, numa final da Copa do Brasil, frente ao flamengo, prá mais de 15 anos), EU JÁ SABIA…
    Sempre uso o bind9junto com o resolvconf, nunca gostei do tal avahi.
    gil

  5. Galera, aqui aconteceu algo parecido a primeira vez que tentei e achei que era bobeira minha. Pra quem ficou sem conseguir navegar, tentem olhar nas configurações de rede se sua rede ficou em DHCP ou “Somente Endereços Automáticos”. Tentem botar tudo em DHCP. Aqui funciona perfeito…

  6. Maudy,

    valeu a dica. Estava com o mesmo problema, só que com um detalhe: ainda estou usando o JAUNTY.

    Coincidentemente neste feriadão, tentei fazer o upgrade do meu notebook para o Karmic, mas voltei atrás, porque a placa wireless broadcom deixou de funcionar (só consegui colocando kernel mais novo e baixando driver e firmware, mas o sistema ficou prá lá de instável, sem desligar… em suma, resolvi aguardar mais. Notei que o Karmic resolveu o problema de detecção de memory sticks no leitor de cartões, mas sem wireless não dá.

    Notei a lentidão no Karmic, mas quando voltei para o Jaunty (em ambos os casos, instalei do zero) notei que o problema persistia (com uma ligeira melhoria no caso do Jaunty).

    Curioso isso, hein?

  7. Pedro Luis de Farias

    Olá um grande abraço.
    Maudy,eu tinha um grave problema em toda a nova versão do ubuntu, a ansiedade, sempre metia os pés pelas mãos, dessa vez tive bastante cautela, até agora, reconheço que continuo ancioso e uma Anta, instalei via linha de comando: sudo apt-get install bind9 resolvconf, moral da estória; não consigo mais dar apt-get update, sempre dá a mensagem:E: Impossível travar o diretório de administração (/var/lib/dpkg/), está em uso por outro processo?
    já tentei dpkg –configure -a , apt-get remove bind9 resolvconf . e nada,
    porém consigo navegar normalmente, o problema é que esse maldito processo não deixa eu instalar e atualizar nada.
    tem solução ?

  8. Fala Maudy!
    Funfou bacana aqui! Não ficou uma super-hiper-mega-power conexão, mas acelerou sim…digamos que numa percepção de aproximadamente uns segundos mais veloz,e não se era pra acontecer minha taxa de download também melhorou significativamente(uso o DownTehmAll do Firefox)!
    Obrigado!
    Obs.:
    como faço pra ativar a notificação de respostas aqui de seu site?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *