O time de Suporte da Canonical está na UDS onde rola um encontro chamado de “Application selection in the default install”. E um post me chamou a atenção: a remoção do GIMP por padrão, na instalação da versão LL 10.4 do Ubuntu. E os motivos aparentes seriam:
* o povão não usa ele
* interface complexa demais
* é uma aplicação para profissionais
* usuários de desktop querem editar fotos e para isso tem o F-Spot
* o Photoshop não vem incluso por default no Windows (?!)
* mais espaço no disco de instalação, sobrando para outros aplicativos mais importantes
E o que você acha disso?
UPDATE:
Quem estiver interessado, a UDS acontece até sexta-feira, das 9 as 18 no horário de Chicago. Quem quiser saber quais as sessões que ainda vão acontecer, pode olhar em http://summit.ubuntu.com/uds-l, e todas tem live streaming de audio, discussão pelo irc e os documentos de cada sessão são editados e vistos em realtime por todos que quiserem. (dica de Ursula Junque, Canonical Member Brasil)
Olha, acho que tudo bem. Eu quase nunca usei, uso o Fireworks no WINE. E se precisar ainda posso instalar ele. Tudo bem por min, se for colocar alguma coisa melhor no lugar.
Ahhh! eu gosto e sempre uso o Gimp quando quer editar alguma coisa!
E a maioria dos usuários do Ubuntu são de certa forma avançados. Bom, espero que ao menos mantenham ele nos repositórios…
Acho que nao há mesmo uma grande necessidade de ter o gimp como programa padrão, mesmo eu considerando um programa útil. quem quer que instale pelo apt-get, tem coisa mais fácil?
mas bem que o ubuntu poderia ser um DVD com vários programas e ambientes gráficos, voce selecionaria oque queria para seu sistema em um modo de instalação custom, existindo instalações: ‘ubuntu default, xubuntu default, kubuntu default’ seria bem prático.
Acho vacilo.. um processador de imagens tem que ter..
e nada melhor que o Gimp..
acho que o problema maior em tirar o gimp,é que hoje ele é um programa bem conhecido, o que faz ainda mais crescer a idéia do código livre, e se tirar da instalação é um erro, pois quem tiverinteresse em usar, vai ver que o prgrama é espetacular..agora se tirar, vai ser mais fácil ouvir que no ubuntu não tem um programa estilo photoshop..
Caramba! Esses são motivos muito ruins para se retirar o Gimp. Galera está chutando o baude. Podendo tirar os dois aplicativos que geram a dependência do mono, o próprio f-spot ( que ninguém usa para edição! ) e o tomboy ( que tem similares ), não! Eles querem tirar o melhor editor de imagens do linux…Ubuntu está pecando na escolha dos aplicativos…
Acho que a canonical demorou para perceber que o GIMP não é um aplicativo para usuários comuns, um programa de Paint seria muito mais útil para a maioria das pessoas. Mas confesso que fico horrorizado quando lembro que que não existe um software de paint descente para o Gnome, isso chega a ser vergonhoso.
Eu prefiro que venha instalado, mas senão vier, vai ser uma das primeiras coisas a fazer….é instalar o Gimp……eu uso e adoro!!
sinceramente acho muito plausivel a explicação dada. Especialmente pelo espaço economizado. E quem precisar de um software de edição de imagem mais avançado simplesmente vai nos repositórios mais simplificado de softwares do ubuntu (me fugiu o novo nome, seria loja de software?) e poe lá.
Concordo sobre os topicos aboradados tambem não acho que deveria vim com padrão da instalação só mesmo para quem usa esta aplicação para uso profissional ou aprendizagem.
Algum programa básico para edição de imagens tem que ter, não para editar fotos mas um para “concorrer” com o paint.
Acho certíssimo! A questão é qual programa gráfico vai vir por default? Tem q ouvir uma coisa simples, tipo o KolourPaint, mas se possível melhor q ele. Usuário comum não precisa mexer no Gimp, e a interface dele é muito complexa, até mesmo pra quem já conhece Photoshop. É uma boa jogada na tentativa de popularização do Linux.
Acho um tiro no pé. Gosto muito de usar o GIMP e se for pelo espaco, o Gimp não é tão grande.
Existe um projeto Brasileiro muito interessante chamado Gnome-Paint (http://code.google.com/p/gnome-paint/), mas parece o autor abandonou o desenvolvimento, a muito tempo que não tem atualizações.
Acho o GIMP mais avançado do que o necessário. Um equivalente ao mspaint seria suficiente para usuários comuns. GIMP fica à escolha do usuário instalar ou não. TUXPaint ou KolourPaint – ou similares – seriam mais adequados, ao meu ver.
@Italo Maia
O GIMP é meio complicado para quem está começando, quem está começando usa o F-spot, quem é hard sabe que pode instalar o GIMP facilmente.
Eu curto o GIMP, e tenho que reconhecer que apesar de eu saber usar muito bem ele, ainda acho ele bastante complicado. Seria muito bom se os desenvolvedores do GIMP lançasem logo a nossa versão que virá com uma aparência mais ou estilo PhotoShop. Tenho certeza de que incluso o GIMP ganhara muito mercado com isso.
E antes que digam que ñ é legal o GIMP passar a ter uma cara parecida ao do PhotoShop, esta opção vai ser configurável, para que usuários da “velha escola” possam seguir usando seus GIMPs como antigamente.
apt-get install gimp
:-)
[]s
tenho passado muita raiva com muitas coisas depois que fiz upgrade pro 9.10, e ainda querem tirar o Gimp? WTF???
Como disseram aí, é só dar um “apt-get install gimp” e pronto. Agora, existe outro bom editor “Krita”. Certo dia precisei enviar um trabalho para a gráfica e quem me salvou foi o Krita, editor de imagens em software livre com suporte a CMYK (se não me engano o Gimp não suporta CMYK).
Se quiserem conferir é só dar um apt-get install krita. Gostei muito.
Abs
Acho que não é tão necessário assim para ser incluído no CD. Lembrem-se que ainda teremos ela na versão de DVD e é impressionante como tanta gente esquece que há essa versão e como quase ninguém usa apesar de quase todos já terem um leitor de DVD (o Linux e o próprio Ubuntu são um dos poucos SO, talvez o único do grandes, que use só uma mídia de CD para instalação default básica).
Além de tudo, basta um simples apt-get para quem tem Internet (quase todos) e realmente vai precisar dele (pouca gente).
Outra coisa, alguém falou aí sobre não ter programa à altura do Mspaint. Será mesmo? Acho que o GNU Paint, que está no repositório, dá conta do recado e muito bem. Agora, se vc que fazer desenhos mais bem acabados e com muito mais recurso, até com certa facilidade, use o Xara Xtreme, que me parece melhor que o Inkscape, e também está repositório do Ubuntu.
Xara Xtreme é uma ferramenta destacada no mundo da edição gráfica, já que é simples de usar ao mesmo tempo que potente. Permite criar gráficos vectoriais e exportá-los ao formato Photoshop (PSD). Também poderás exportar imagens criadas com Xara Xtreme ao formato Flash (swf) e ao formato PDF.
Xara Xtreme permite realizar todas as tarefas dum editor gráfico: desenhar textos, desfazer, zoom, cortar e rotar, eliminar os olhos encarnados. Também podes criar facilmente imagens para páginas web.
Veja o link: http://www.xaraxtreme.org/
abs
A única coisa que posso dizer é que uso GIMP desde que comecei a usar UBUNTU, porém coisas mais complexas que eu acabe me enrolando com ele, apelo para uma instalação rápida do Photoshop.
No Ubuntu Software Center digito:
Gimp e clico em instalar. Tá na mão!
heheheh
Se for o caso de necessitar espaço para o instalador eu concordo… Os outros SOs estão vindo em DVDs, o Ubuntu como vem em CD necessita muito de espaço.
Concordo com a remoção, tento em vista que vc pode simplesmente instalar se precisar!
como a maioria realmente não usa acaba disperdiçando espaço na imagem do CD!
eu aproveitaria para por uns joguinhos melhores nesse espaço liberado!
O pessoal da Canonical tem que se ligar, pois o Ubuntu está cada vez mais problemático e se começarem a tirar o que tem de bom… sei lá. Vão perdendo usuários.
Acho que é a coisa certa a fazer, você pode ver que o ubuntu vem com tamanho máximo pra gravar em um CD, sem o Gimp eles terão mais espaço pra outros aplicativos, além de que alguém que for usar o Gimp pelo menos deve ter conhecimento de como instalar algum programa por Apt.
Minha opinião ae pessoal!
Marcelo Terres falou pouco mas disse tudo! :D
Por favor, entendam: o GIMP não está sendo BANIDO do ubuntu. Só não vai vir por padrão. Que drama.
Gosta do GIMP (fazer o quê?), baixa ele. Simples. Vai dizer agora que não sabe instalar?
O Zézinho que nem sabe o que é um pixel não precisa do GIMP. Até porque se precisar ele tá ferrado… Até começar a entender a interface… Enfim, não vem ao caso. Ótima decisão.
Eu gosto do GIMP, sempre utilizo para minhas montagens e edições de foto, aprendi a usá-lo e hj nem preciso do fireworks.
Daqui a pouco não vem com mais nada como o windows 7 só o sistema operacional . Depois vc precisa instalar tudo na mão como no sistema operacional da microsoft que só vem o S.O mais nada. A canonical está queimada com alguns users. Alguns users tentaram fazer o pedido do cd do ubuntu 9.10 quando se deparou com o aviso que estavem com a cota esgotada sendo que nunca fizeram pedido nenhum da nova versão 9.10. É antigamente vc conseguia fazer o pedido dos cds agora hummm.
FALTA POUCO PRA CANONICAL FECHAR AS PORTAS E VIRAR UMA REDHAT OU SUSE !!!
OBS: PESSOAL METE O PAU NA MICROSOFT POR SUAS LICENÇAS MAS A EMPRESA REDHAT E SUSE SÃO PIORES QUE A MICROSOFT VEJA. Apos a entativa de adquirir um redhat enterprise desktop 5 ou suse enterprise desktop 11 dois sistemas operacionais voltados para empresa desktop vc precisa pagar pra comprar a suse custa $50 dollar 1 ano e o redhat $80 dollar 1 ano até ai tudo bem. depois de 1 ano se vc não voltar a pagar não tem mais atualização . O S.O WINDOWS SERVER SEJA QUAL FOR A VERSÃO VC PAGA 1 LICENÇA 1 VEZ SÓ POR MÁQUINA E ATUALIZAÇÃO DE SEGURANÇA FREE BLZ . JA O REDHAT E A SUSE VC PRECISA ” PAGAR TODO ANO ” PRA PODER TER ATUALIZAÇÃO DOS PACOTES SE NÃO PAGAR NÃO TEM ATUALIZAÇÃO DOS PACOTES. RESUMO DA HISTORIA : O REDHAT E A SUSE ENTERPRISE DESKTOP OU SERVER ALEM DE PAGAR O SOFT SE VC NÃO PAGAR TODO ANO NÃO TEM DIREITO NEM AS ATUALIZAÇÃO DOS PACOTES !!! AFFF !!! PIOR QUE A MICROSOFT !!!! PONTO PRA MICROSOFT.
André, instale windows e seja feliz meu caro. Esta decisão foi extremamente bem acertada, quem precisar do GIMP é so ir no Software Center e com 2 clicks ele ja está de volta. Outro aplicativo que podia sair fora é o Openoffice DRAWN, até hoje eu não entendo aquilo, me parece que ele tem EXATAMENTE os mesmos recursos do Impress, mas com uma interface pior ! Estou errado ?
Eu acho uma coisa interessante do Vista, ele vinha sem Msn mas vinha um link no “menu iniciar>programas” , o qual levava o usuario a uma página de download do Msn. Acho que algo parecido poderia ser implementado para o GIMP e talvez para o Firefox, assim como o Windows esta sendo obrigado a fazer isso para o IE8 no W7 na Europa.
eh simples, ao invés de um atalho para o programa, o atalho viria algo como “Faça o download do GIMP” ao clicar abreria uma tela explicativa, de recomendações de uso do GIMP, tamanho, site do desenvolvedor, site de suporte, onde encontrar dicas e etc, com um botao de aceitação e um de cancelamento, ao aceitar o usuario seria redirecionado para o “Ubuntu Software Centre” diretamente na página do Gimp já em instalação, se cancelado o software fecha.
Na proposta do Firefox, a janela deveria apresentar algumas opções como, a versão Firefox final mais recente, a qual obviamente viria com observações de ser o navegador padrão do Ubuntu, Opera, Google Chrome e talvez Midori e Empathy. Obviamente numa página seguinte o usuario poderia ver prós e contras de cada navegador, assim como ser convidado a instalar uma versão de testes de cada navegador (software livre)
Pronto
Problema Resolvido e usuários felizes =]
Realmente o GIMP é meio complicado… A princípio ele causa estranhamento e é preciso tempo para se acostumar com ele.
Mas com a nova interface, espero que isso melhore…
No problem.
Usuario comum não o usa mesmo.
E no windows a maioria usa editores menos complexos como o phofiltre.
Mas acho que deveriam colocar no lugar um similiar a altura do windows movie maker, pq este todos no windows usam e vem instalado por default, desde o XP.
No UNR ele já não vem. Talvez devido ao real uso da maioria dos donos de netbooks. Mas eu acho legal ter ele instalado, mesmo que não o utilize diariamente.
Mas quem quiser, só instalar via Central de programas.
Pra mim seria legal se viesse com ele, mas se não vir, sem problemas. Continuo vivendo, mas sem achar que a Canonical vai virar uma Red Hat da vida…
Bem eu uso o gimp para muitas coisas, mas realmente acredito que ele não precisa vir instalado por padrão
quem quiser utilizar pode baixo e instalar….
assim libera mais espaço para outras aplicações padrões.
Concordo com a remoção do GIMP
Olá,
Sou fã do Gimp…
Mas a inclusão ou não dele na distro “inicial” realmente deve partir de estatísticas… da coleta de dado a respeito do uso…
Agora, vamos falar a verdade…
todo usuário de linux que procura o photoshop em vez do gimp é culpado:
– pelo atraso na disseminação do linux;
– pela propagação de um software proprietário que não respeit o bolso e a máquina do usuário;
– pela superficialidade do conhecimento (gimp é tão bom quanto photoshop, mas como não tem os botõezinhos no mesmo lugar, não serve…)
Quantas pessoas “você” já convenceu a usar o gimp?
“você” já se convenceu a usar o gimp?
Se eu uso o Inkscape e sempre tenho que instalar… para que ficar triste com a falta dele na instalação padrão do Ubuntu?
Além disso ainda tenho que instalar o aMSN, Google Earth, Picasa, Pidgin… entre outros… um a mais ou um a menos nem vai fazer diferença e nem me forçar a trocar de distribuição!
O Ubuntu Studio vai manter o GIMP pois é a versao para designers profissionais do Ubuntu. O que será removido é o GIMP da versão padrão.
Ixx, já tá começando a ficar “seco” que nem o Windows… Sem contar que o Ubuntu tem um problema SÉRIO com o pulseaudio(driver de som) até agora no Ubuntu 9.10(o que estou usando agora mesmo). Espero que o pessoal do Ubuntu tenha feito direito, porque já levei cada susto com sons saindo chiado de repente… Um exemplo disso é quando eu estava assistindo um vídeo no youtube. Acho isso um problema grave, além do problema de travamentos: As vezes abro o Amarok, Konqueror ou até mesmo o Firefox e o pc fica sem responder por bastante tempo, coisa que não ocorre no Windows 7(uso dual-boot). De resto está incomparavelmente melhor do que o Windows em aparência – quando usado com o KDE, Kubuntu-. Esses dias descobri uma falha no Windows 7 e olha que não foi de segurança, como de padrão, mas sim uma falhe grave que deixou o Windows praticamente inutilizável: Arquivos .exe nem abrem mais.
Remover o GIMP? Estupidez.
Remover ubuntu.
Caramba o “klods” falou tudo.
O ubuntu precisa com urgência de um software deste. Um clone com a mesma eficiencia e simplicidade do MOvie Maker.
Q seja já na proxiam versao, fazer um pequeno filme (slide show) no Ubuntu eh um sofrimento encontrar um aplicativo.
Discordo.
O gimp não é um programa tão difícil de se usar, mas o “povão quer tudo na mão”.
O que mais existe são vídeos e tutoriais ensinando a manusear o Gimp.
Entre estas seis opções que a canonical nos deixa aparentemente, acredito que eles irão removê-lo do default, por ser uma aplicação profissional.
Mas essa de dizer que o Gimp não é usado não tem nada a ver, ele é bem prestigiado até por usuários do Windons e faz frente com o Photoshop.
O Gimp é o meu aplicativo de gráfico mais evoluído, bom, isto é o que acho.
Faço muitas coisas nele e me divirto e muito com este programa.
Mas não tem problema, se a canonical retirar o Gimp do seu default, eu busco outro repositório confiável para adicioná-lo em meu sistema novamente, encontrada a solução : D
A sim, e comparar o F-spot com o Gimp, por enquanto não dá : )
Tudo bem tirar o Gimp por ele ser muito complicado para iniciantes, agora deveria ter um software mais simples que o Gimp, porém muito mais robusto que o mspaint.
Afinal, não adianta ficar correndo atraz da M$, temos é que passar a andar na frente e atender necessidades dos usuários.
Se os aplicativos do linux forem equivalentes ao windows não haverá bons motivos para migrar de plataforma.
Gente, to vendo que alguns usuários usam o Wine ou conseguem instalar programas no Ubuntu… Alguma boa alma poderia entrar em contato comigo, me mostrando como se faz? Tenho quebrado a cabeça há um tempão para aprender sozinho, mas não consigo…