Essa é uma dúvida muito comum: como instalar aplicativos no linux. E o jeito mais fácil – entre outros – é usando o terminal. O terminal é onde você “dá ordens” via linhas de comando! Sim!! As mesmas linhas que dão a fama ao linux de que isso é coisa de nerd.
Mas calma lá. Vamos aprender a fazer uma instalação ENTENDENDO o que é cada parte do processo?
E para isso, vou aproveitar a ótima explicação do e.daniel-ct do Fórum Ubuntu-BR:
Basta abrir o terminal e digitar o comando:
sudo apt-get install NOMEDOAPLICATIVO
Onde:
apt-get: programa de instalação de pacotes usudo pelo ubuntu, seria como o “windowsinstaller” do windows, ele é responsavel por gerenciar as depedencias de cada pacote (pacote pode ser considerado um programa do win), existem varios outros como o apt, apitute, yan, dpkg,
sudo: esse comando diz ao sistema que vc quer executar uma tarefa de segurança, assim é verificado se seu usuario tem permições administrativas, e é requisitada a sua senha.
install: tag do programa apt-get, para execução de instalação de programas, poderia ser remove, que seria o processo reverso.
NOMEDOAPLICATIVO: pacote ou aplicação a ser instalado.
boa sorte no mundo linux!!!
Até a próxima!
Esse pacote não esta mais disponivel no Karmic?
Não, não deve estar, pois eu usei ele apenas como exemplo. Acho que o nome do pacote é MSCOREFONTS apenas.
Abs
Infelizmente nem com esse outro nome aparece disponivel no Karmic.
Pessoal, uma dica é usar as várias ferramentas do apt. entre elas está o tão amado “apt-cache search NOMEDOPROGRAMA”. O apt-cache search vai buscar o nome e uma breve descrição do aplicativo que você quer compilar no linux. Se não souber o nome completo do software que quer compilar pelo “apt-get install”, a dica é colocar parte do nome e apertar a tecla “TAB” do teclado duas vezes. o APT faz uma rápida busca e mostra os resultados. Ai é só completar.
Para os amantes da tela gráfica ou aqueles que tem medo do terminal, sempre existem dicas como o “synaptics” e a “CPU – Central de Programas do Ubuntu”.
Sempre lembrando que o apt deve ser usado como super-usuário (ROOT), então se faz necessário o uso do “sudo”.
Outra dica legal é que sempre que for utilizar o apt, execute primeiro o “apt-get update”, para atualizar as listas dos pacotes e softwares.
Moleza einh!
Abraços
@tgcesar
eu vou de synaptic sempre… sem erro… no stress