Ubuntu Linux é a chave do sucesso de Avatar

Weta Digital, companhia responsável pelos efeitos especiais do filme “Avatar”, revelou alguns detalhes sobre os centros de dados que foram usados pela produção, que usou o Ubuntu como sistema operacional. Isso muito se deve ao fato de um sistema operacional GNU/Linux ser um sistema de alto rendimento quando dedicado a uma tarefa específica.

Segundo Paul Gunn, responsável pelos efeitos visuais do filme Avatar, a infraestrutura do centro de dados que tinha para implementar a Weta Digital para esta produção foi impressionante. Com uma matriz de armazenamento de até 2 Petabytes, uma conectividade de rede de 10 Gbps, teve mais de 4.000 computadores HP Blade, com cerca de 35.000 núcleos de processamento dentro do centro de dados e 104 tBytes de RAM no total, que ainda levou 48 horas para processar algumas seqüências de gráficos do filme.

Ubuntu

De acordo com Paul Gunn, o Ubuntu foi o sistema operacional de todo este desenvolvimento, e foi instalado em todos os nódulos de renderização e 90% dos PCs de mesa da Weta Digital. E isto permitiu gerar um filme em que cada minuto ocupa nada menos que 17,28 Gbytes de dados, e curiosamente, para refrigerar toda essa produção, estabeleceu-se a temperatura a 25 ° C, um número maior do que a maioria dos centros de dados mas que permitiu uma poupança de energia significativa.

Dica de Helbert Rocha e fonte

18 comentários em “Ubuntu Linux é a chave do sucesso de Avatar”

  1. No ubuntu nos temos os “Controles” das janelas nos temas HUMAN, NEW WAVE, entre outros, a minha duvida é….exite para o gnome algum tema que o deixe trasparente como no KDE, deixando somente a tela principal sem transparencia. Se alguem souber como me informe por favor. Muito obrigado

  2. ubuntu é o sistema do futuro, só precisa se desenvolver mais.
    leandro, o compiz ta ativado ? para deixar a janela transparente, vc ativa essa opção no compiz. creio que existe outras maneiras.
    ubuntu rules !!

  3. bah ja habilitei varias opções e nenhuma delas deixou a janela no formato que o KDE apresenta, nao sei como explicar, mas é como se o interior da janela apresentasse a imagem normal e a barra de ferramentas, status, e na lateral esquerda tudo transparente, somente o centro na cor normal…

  4. O nome da empresa que fez os gráficos é Weta e está baseada na Nova Zelândia. Eles também fizeram os efeitos de vários outros filmes como King Kong, O Senhor dos Anéis, Eragon, Eu Robô, entre outros. O problema é que já vi posts dizendo que eles usavam Ubuntu e outros dizendo que usavam Red Hat. Em nenhum deles constava a fonte das informações. É bom investigar isso.

  5. Leandro, abilita pelo compiz o item “Tornar Opaco” clicando no ícone você acessa as configurações e pode aumentar ou diminuir a opacidade da janela, isso te dá um efeito de sobreposições de janelas, que é muito bom pra multitarefas, tipo enquanto eu leio o ubuntu dicas fico com o gimp aberto fazendo algumas edições e é só mover o curso pra cima da janela desejada e ela fica ativa e a outra opaca, tenta aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *