O 10.04 está chegando

O Lucid Lynx 10.04

Nunca vi tamanha ansiedade lendo os comentários, twitter e redes sociais sobre o lançamento da nova versão 10.04 do Ubuntu. E seguindo o Ubuntu a mais de 3 anos, também senti o prazer de esperar um sistema operacional Linux, que se não é perfeito, está muito próximo disso.

E é bom dar minhas impressões sobre o 10.04. Levando em conta que penso estritamente como um usuário vindo do mundo Windows pode receber o sistema operacional. Não vou ater-me a questões técnicas específicas, pois, o usuário normal quer:

– navegar pela internet;
– se comunicar facilmente;
– editar seus arquivos comuns de escritório;
– e brincar de vez em quando.

Se você tem outro tipo de objetivo de uso além dos citados acima, provavelmente o Ubuntu estará aquém ainda. Mas isso é mais uma suposição minha do que uma verdade absoluta, pois cada caso é um… caso. Não custa tentar usar. Nada terá a perder.

Agora se você tem exatamente a intenção de usar um sistema que faça aquilo descrito acima, bem-vindo ao Ubuntu!

O diferencial

Esta versão do Ubuntu tem um diferencial que outros sistemas não focam: as redes sociais como parte do sistema e não apenas uma ferramenta de acesso a aplicativos de terceiros.

O que quero dizer é que o 10.04 está integrando ferramentas de acesso ao Twitter, Facebook e mensageiros eletrônicos (entre outros serviços) de forma limpa e orgânica. Ou seja, aplicativos para estes fins já vem instalados de fábrica e integrado ao sistema. Não precisa instalar nada a mais para começar a falar com seus amigos e/ou seguidores. Simples não?

O visual

O 10.04 mudou radicalmente do que vinha apresentando a anos. Do marrom-cocô para o lilás/roxo/whatever.

Alguns podem ter achado que o Ubuntu está querendo virar clone do MacOS, mas eu pergunto: e isso não é bom? :-)

Os novos temas Radiance e Ambiance dão novo ar ao sistema e, para mim, deixando-o mais bonito. O time de designers contratados foram espertos neste ponto. Deram uma cor diferente do azul tão marcado pelo sistema operacional do Steve Ballmer.

Os velhos temas estão lá ainda para quem sentir saudades. Ainda há muito para evoluir, mas o caminho aberto é animador. Acho que a versão 10.10 será uma surpresa imensa.

Programas

Mais de 30 mil aplicativos prontos para serem usados num simples clique de mouse. Sem custo, sem problemas e sem serials numbers.

Preciso dizer mais? Ainda usa o Windows?

Lembro que na versão 32 bits, os aplicativos criados em Adobe AIR estão rodando lisinho. Sem erros.

Irei precisar de mais?

Se você passa o dia usando o Orkut, Facebook, Colheita Feliz, MSN, ICQ, gTalk, Google Docs e mais nada, o Ubuntu é perfeito. E esse caso deve atingir mais de 70% dos usuários de PC do Brasil. O resto são desenvolvedores que precisam de soluções específicas demais.

Conclusão

O 10.04 é a melhor distribuição LINUX feita com foco ao desktop e para humanos que querem apenas usar um sistema robusto, seguro e confiável. Nada mais tenho a dizer. Aliás, tenho:

USE UBUNTU!