Uso um sistema operacional ou ele me usa?

Ok, você que lê esse texto deve usar o Microsoft Windows® não é? Bem, a maioria do mundo usa e isso não uma vergonha: é uma necessidade em muitos casos, como no trabalho.

Mas você não se importa qual o sistema operacional usa. Você quer usar aquele que não te dê trabalho para jogar, usar as redes sociais como o Twitter, Facebook e o Orkut, escrever seus textos e planilhas, enfim, se divertir.

Eu mesmo uso o Windows XP® no trabalho. Não seria a minha escolha, mas é uma decisão empresarial que devo seguir, afinal eles pagam o meu salário. E se o sistema operacional cumpre bem essa função, porque devo me preocupar não é?

Você usar o PC para conversar com seus amigos, brincar no Farmville ou Colheita Feliz, papeia no MSN® e de vez em quando, trabalha com planilhas e documentos de texto. Nem sente vontade de mudar de vida, pois tá ótimo assim.

Se tá bom, porque mudar?

Num belo dia, jogando aquele game gostosinho ou conversando com seu(ua) namorado(a) pelo mensageiro instantâneo aparece um aviso nada prazeroso de que aconteceu algum erro no sistema e que você deverá encerrar sua tarefa e começar de novo. Nem te diz ONDE e o QUÊ aconteceu, mas que aconteceu e que você deverá recomeçar o que estava fazendo.

Lindo não?

E isso é muito comum no nosso dia a dia. Tava tudo tão bom, e do nada, algum aplicativo “dá pau” e lá vamos nós rebootar o computador. De tanto que acontece isso, já nos acostumamos de meter o dedo no botão de ligar e desligar. Isso é normal??

Mesmo que isso seja algo raro em novas versões do sistema mais usado no planeta, se você não estiver com seu antivírus atualizado e com um firewall poderoso e super complicado nas configurações não estará seguro navegando pela internet. E muitos trabalhos ou ações usando o computador usam a rede mundial.

Posso sugerir uma solução?

Um novo mundo

“Pode parar! Não vou mudar nada aqui!”

Se você é irredutível e não que mudar nada, não existe progresso na sua vida. Estagnação total. Mas você não é dominado pelo sistema operacional. Você tem o poder de mudar o que quiser quando quiser.

Linux? Isso dá medo!

Lembra quando era pequeno(a) e teve que aprender a comer sorvete? Teve medo e disse não antes da primeira colher na boca. Mas, depois que experimentou, nunca mais parou de tomar sorvete napolitano num é? :-)

Com o Linux Ubuntu é o mesmo efeito.

Temos medo porque nos venderam a imagem que o Linux é incompatível com meus programas ou documentos, que feito para geeks ou nerds, que nunca irei usar porque sou ignorante em tecnologia de ponta, etc e etc…

O Linux é um mundo diferente do Windows® mas tão livre e aberto que no primeiro uso sabemos que nunca mais iremos deixá-lo de usar.

Não vou entrar na parte técnica sobre o Linux, nem sobre sua origem, mas quero mostrar que ele te liberta. Isso não é uma mentira nem uma propaganda de um usuário estusiasta.

Com a distribuição Linux chamada Ubuntu você pode:

  1. nunca mais usar um antivírus ou firewall (mas pode, se quiser);
  2. usar seus documentos criados no suíte Office da Microsoft® sem problema de compatibilidade;
  3. jogar games (sim, isso é possível e meu filho adora o The Sims 3);
  4. navegar pela internet sem medo e muito mais.

Você tem que testar o Linux Ubuntu. Para isso, baixe a última versão dele. Mais para frente voltarei a falar como é esse passo a passo. Mas o que você tem que fazer é testar! Não precisa sair do mundo Windows® a jato, mas você tem que dar o primeiro passo para conhecer o lado libertário do Linux.

E pode ter certeza, que muitas pessoas podem te ajudar neste pequeno mas importante passo, no mundo tecnológico.

Tome coragem!