A última versão do Gimp, versão 2.7.1 foi liberada para teste. Comparado com seus antecessores, promete incluir uma série de novas funcionalidades que antes não estavam disponíveis. Parece que os desenvolvedores do Gimp, finalmente, começaram a prestar atenção às solicitações da comunidade sobre a necessidade séria para incluir certas todas as mudanças importantes para o software, para que possa rivalizar com seu mais próximo concorrente e a referência estabelecida em software de edição de fotos, o todo-poderoso Photoshop da Adobe.
O repositório padrão de Maverick Meerkat contém apenas a versão antiga do Gimp por isso tivemos de experimentar outros métodos.
Há uma opção para mudar para o novo modo. É assinalada como modo Single-Window e eis que, todos as três janelas fundidos em uma. A mudança era óbvia, o Gimp agora parece mais profissional e também me senti muito mais facilidade em usar, para não mencionar o estado real da tela agora guardadas no processo.
A nova versão tem um novo recurso bacana que inclui suporte para grupos de camadas, que estiveram ausentes nas versões anteriores. Outra mudança significativa foi a distinção entre a poupança e exportação de imagens Gimp. Agora, a partir de imagens só podem ser salvos e editados no formato XCF. No entanto, as imagens podem ser exportados para outros formatos populares como. Png e jpg..
Para instalar o Gimp no Ubuntu 10.10 siga estes passos:
sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn sudo apt-get update && sudo apt-get install gimp
Nota traduzida daqui: http://ubuntumanual.org/
Nota do UD:
Antes de instalar o novo GIMP, eu desinstalei a versão anterior (caso você já tenha instalado) do sistema, com medo de incompatibilidade e afins. Fui para a Central de Programas Ubuntu, procurei por GIMP e mandei remover. Simples.
E como é uma versão para testes, haverão bugs.
E ae? Curtiu? Comente.