Prazer, sou o Ubuntu!

Cansado disto?

Olá! Vou direto ao ponto. E vou mostrar vários pontos sobre o uso de um sistema operacional que a cada 6 meses (re)surge melhorado e com features novos, o Ubuntu.

É gratuito

Sim! De graça! Sem custo! Nenhum centavo sairá do seu bolso.

Você só precisa baixar o sistema operacional direto do site oficial da Canonical. Não acredita? Clique e baixe. Vamos, seja curioso e aceite o desafio.

Não precisa instalar

E agora hein? Um sistema operacional que você pega de graça e ainda não precisa instalá-lo para testá-lo. Basta colocar o cd-r queimado com o Ubuntu no drive e reiniciar o computador dando boot pelo CD.

O resto é uma maravilha tecnológica. Você poderá navegar pelas pastas, pela internet, jogar games simples e tudo isso sem instalar nada no seu disco rígido. Cruel hein? Até a chance para você não gostar dele o Ubuntu te dá. Tá com medinho ainda?

É seguro como pedra

Acredite, existem vírus para todos os tipos de plataformas. Todos! Mas com o linux Ubuntu, e usando-o a mais de 5 anos eu nunca peguei nada! Nenhuma formatação indesejada ou arquivo perdido. E olha que Sylvia Saint, Jeanna Finne e amigas foram meus sites alvos de testes de uso. Pois é. Tentei mas nada de trojans, vírus, malwares etc.

O sistema linux é forte e inteligente. Nada é instalado sem a permissão do administrador da máquina. E se você não tiver permissão de alteração, melhor ainda. Navegue a vontade e pode clicar naqueles mails xaropes com arquivos PowerPoint mais suspeitos do mundo.

Ah! E os bugs?

Sim, podem ocorrer erros de sistemas internos ou de segurança, mas as correções acontecem muito mais rápido do que imagina. Não somente numa terça-feira do mês. Existem centenas de milhares de admiradores, desenvolvedores e equipes técnicas que estão cuidando do sistema por nós.

É rápido e rasteiro

O Ubuntu é um sistema muito otimizado e rápido. Em casa meu boot não demora mais do que 20 segundos (estou exagerando) e o shutdown é de menos de 5 segundos! Sério! Vai me dizer que não esta começando a coçar o dedo em cima do mouse para baixar logo o Ubuntu né?

Não é milagre. É Linux!

Imagina você ainda ter um pc antigo, velho, acabadão e por ser mão-de-vaca não joga fora ou vende e ainda quer aproveitar do coitado. Usando o Ubuntu você pode dar uma sobrevida nele. Em alguns casos ainda, você pode transformá-lo em um servidor web! Sim! Você que tem aquele 486 zuado debaixo da cama pode lhe servir para algo.

Se toca!

O Ubuntu 10.10 vem com tecnologia multitoque, ou seja, se você tiver uma tela compatível, poderá usá-lo como o iPad ou iPhone.

E meus documentos?

Sim! O Ubuntu já vem com um pacote de escritório Office chamado OpenOffice. E com ele você poderá ler, escrever, criar, planilhas, documentos de texto e apresentações tão simples ou complexas como você já faz hoje em dia.

Ao criar documentos numa plataforma proprietária, o OpenOffice ele irá ler e abri-los sem problema algum e ainda os salva no mesmo formato de origem.

Ou seja, nada mais de frescura ou desculpa em não tentar usar. Arrisque!

Serials, crackers, astalavista?

Nunca mais você terá que usar de artimanhas ilícitas para usar programas no Ubuntu.

Imagine que poderá escolher um programa dentro de uma lojinha já instalada no sistema, chamada de Central de Programas Ubuntu com mais de 30 mil aplicativos livres para uso. Sem custo algum! 30 mil, eu disse!

Nada mais de serials numbers, arquivos .exe maliciosos ou sites piratas.

Parou de imaginar? Agora baixa logo o Ubuntu.

Isso é coisa de nerd?

Foi um dia. Há muito tempo atrás.

Agora qualquer pessoa com boa vontade pode usar o linux Ubuntu. Você não precisa usar um terminal com tela preta para usar o sistema. Pode até usar, se quiser. Isso é a liberdade.

O Ubuntu é um grande caso de acessibilidade, usabilidade e beleza. Um ambiente simples e clean. Você pega a manha deles em poucas horas. Tudo é ordenado. Depois de algum tempo, você pensará porque nunca tinha usado o Ubuntu antes. Vai por mim.

Ela num é uma nerd como você achava que seria?

Preciso de assistência?

Pode precisar, mas a quem pedir socorro em alguns casos específicos?

Existem meios fáceis de contato com pessoas que podem te ajudar. Via Google, existem centenas de milhares de tutoriais do Ubuntu, um fórum oficial de usuários, blogs e twitters, páginas no Facebook. Ou seja, você nunca esta sozinho. Ah, existem até grupos que dão suporte oficial. Quer dizer, sem desculpas, de novo.

Sou do mundo

O Ubuntu já vem pronto para uso em redes sociais como o Facebook ou Twitter. Não precisa instalar nada. O próprio sistema tem o Gwibber embutido que te conecta as redes sociais mais usadas no mundo.

E agora?

Então meu amigo, agora é contigo. A mídia fala bem, os usuários falam bem, todos veem no Ubuntu como um sistema operacional do futuro.

Ainda vai continuar usando um sistema pirata? Fala sério…
Prazer, sou o Ubuntu!