Ubuntu 11.04 diz tchau ao Gnome 3

A grande novidade no Ubuntu Developer Summit? A interface padrão do Ubuntu Natty Narwhal (11.04), ao invés de GNOME Shell será o Unity.

(Disclaimer rápido, eu sou um membro do GNOME e ajudo com o GNOME PR). Unity é um projeto patrocinado pela Canonical, que foi inicialmente entregue o Ubuntu Netbook Remix. GNOME Shell é a interface que está sendo desenvolvida para o GNOME 3.0, que foi adiada para a Primavera de 2011.

Durante a palestra de abertura da UDS, Mark Shuttleworth anunciou que a Canonical está comprometida em fazer o Unity o desktop padrão “para usuários que tenham o software adequado e de hardware.” O Unity requer compositing para funcionar corretamente, o que significa que os usuários precisam suporte 3D para usar a interface.

O Unity vai exigir um pouco de trabalho entre agora e abril de 2011 para começar tomar forma como desktop padrão. Embora o Ubuntu 10,10 recebeu críticas elogiosas, o lançamento do netbook muito menos. (…)

O que acontece com o GNOME agora? Shuttleworth diz que o Unity é “um shell para o GNOME, mesmo se não for GNOME shell.” Ele acrescentou que acha que é bom ter a “concorrência” entre o GNOME Shell e Unity, e referenciados Monty Python’s Life of Brian como um exemplo de sectarismo em uma comunidade. Shuttleworth diz que “estamos todos juntos nisso”, mesmo que haja diferenças de opinião.

traduzido daqui: http://www.networkworld.com/community/blog/ubuntu-moves-away-gnome


Quem quiser testar o Unity, basta seguir o vídeo abaixo e instalar no seu sistema: