Ubuntu 11.04 diz tchau ao Gnome 3

A grande novidade no Ubuntu Developer Summit? A interface padrão do Ubuntu Natty Narwhal (11.04), ao invés de GNOME Shell será o Unity.

(Disclaimer rápido, eu sou um membro do GNOME e ajudo com o GNOME PR). Unity é um projeto patrocinado pela Canonical, que foi inicialmente entregue o Ubuntu Netbook Remix. GNOME Shell é a interface que está sendo desenvolvida para o GNOME 3.0, que foi adiada para a Primavera de 2011.

Durante a palestra de abertura da UDS, Mark Shuttleworth anunciou que a Canonical está comprometida em fazer o Unity o desktop padrão “para usuários que tenham o software adequado e de hardware.” O Unity requer compositing para funcionar corretamente, o que significa que os usuários precisam suporte 3D para usar a interface.

O Unity vai exigir um pouco de trabalho entre agora e abril de 2011 para começar tomar forma como desktop padrão. Embora o Ubuntu 10,10 recebeu críticas elogiosas, o lançamento do netbook muito menos. (…)

O que acontece com o GNOME agora? Shuttleworth diz que o Unity é “um shell para o GNOME, mesmo se não for GNOME shell.” Ele acrescentou que acha que é bom ter a “concorrência” entre o GNOME Shell e Unity, e referenciados Monty Python’s Life of Brian como um exemplo de sectarismo em uma comunidade. Shuttleworth diz que “estamos todos juntos nisso”, mesmo que haja diferenças de opinião.

traduzido daqui: http://www.networkworld.com/community/blog/ubuntu-moves-away-gnome


Quem quiser testar o Unity, basta seguir o vídeo abaixo e instalar no seu sistema:

17 comentários em “Ubuntu 11.04 diz tchau ao Gnome 3”

  1. Isso ainda ai ser um tiro no pé. Não entendo essa linha tomada na interface do Ubuntu de uns tempos para cá. Só está piorando. Essa versão do Netbook Edition por exemplo é mais pesada para rodar que a interface padrão. E deveria ser o contrario ne? Já que é para “netbooks”.

  2. Meu netbook não consegue rodar a versão “netbook” remix, optei por instalar o Lubuntu, que é ótimo, google chromium, já vem com os codecs, em breve será minha distro principal por causa dessas mudanças abusivas da Canonical.

  3. Pelo que fiquei sabendo no Gnome 3 ainda será possível usar a interface padrão do Gnome 2. No meu caso é o que eu vou fazer, porque quanto mais leve melhor.

  4. Ei ainda podemos instalar outras interfaces gráficas no lugar desta. Mesmo sendo Ubuntu podemos instalar KDE, Gnome, Window Maker, XFCE, LXDE, AfterStep, etc. Vamos testar, se não gostar é só mudar.

  5. Eu queria muito muito muito MESMO usar o Ubuntu, mas a ultima vez que instalei no meu notebook, não reconheceu o vídeo, fiquei muito triste.. Queria logo larga o Windows..

  6. Fedora + Gnome 3 ou KDE 4.5 que está otimo, mais leve… Otimo para desenvolvedores, otimo para desktop, Ubuntu uso no meu notebook, mas, nao estou gostando, o gnome está ficando pra tras, tem q mudar pro gnome 3 mesmo… Unity sei la… vou testar no meu notebook para ver de qual é…!!!!!

  7. Acho que vai ser melhor todo mundo usar o BackTrack e customizar da forma que quiser, essa última versão para netbooks, que estou usando é bem pesada e a interface ficou um pouco limitada.

    Infelizmente parece que a Canonical está querendo ser ‘uma Microsoft’ e está querendo fechar o Ubuntu, isso é mau, muito mau. Salvem o Ubuntu.

    []’s
    @MarcelloJr

  8. André Oliveira (stuart)

    Canonical tentando inovar. Isso é bom seria um passo a mais para a evolução do seu sistema. Se a combinação de certo atualizo o meu se não utilizo o antigo ou personalizo a minha distro, essa é umas das vantagens de se usar software livre.

  9. André Oliveira (stuart)

    Não sejamos puritanos o ubuntu é uma personalização de uma distro Linux (debian) open, logo de algo não se encaixa na sua personalização vc troca, edita ou cria uma própria. Isso só agrega mais opções na hora de escolher seu sistema e estimula a melhoria dos softwares concorrentes. No final quem sai ganhando é o usuário.

  10. mais só está sendo substituido, porque o gnome 3 vai ficar muito proximo do lançamento do ubuntu, e nao terá como previnir os essros que podem ter.

  11. Poise, gostei desse unity, mas o problema é a barra lateral que perde muito espaço em netbooks com 10″ que nem o meu, o que me obrigou a voltar para a interface padrao do ubuntu. A ideia é legal, muito boa, mas saiu do objetivo de economizar espaço na tela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *