Wireless RTL8187B no Ubuntu 10.10

Historinha Wireless RTL8187B

Olá amigos, desta vez tenho boas nótícias! Pelo menos para mim são boas notícias =)

Ao instalar o Ubuntu 10.10 MM tive os corriqueiros problemas com minha placa de vídeo SIS e com o bom e velho adaptador Wireless RTL8187b da Realtek… No Ubuntu 10.04 ele até funcionou sem precisar fazer nada, mas ainda dava bastante pau e no segundo andar da minha faculdade eu não conectava nem com reza brava!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Tentei de tudo, até contatei uns engenheiros gringos da Realtek que me mandaram um módulo para compilar, ai que ferrou mesmo com a wireless!

Assunto indicado:  KDE 4.6.0 é lançado (PPA para Karmic e Maverick incluso)

Resolvi então testar uma velha gambiarra que fazia funcionar mais ou menos nas distribuiçõs 9.x pra baixo, o ndiswrapper com o driver para Window$ 98

Ao dar um pulo no site da Realtek e baixar o ZIP com os drives, me dei conta que o driver Win98 não existia mais (no pacote que baixei), então peguei o driver pra XP, e já sem nenhuma esperança testei…

Na mesma hora sai aqui do escritório e fui para a rede wireless mais próxima, e para minha surpresa, funcionou! Funciounou onde nunca havia funcionado, fora do prédio, em cima do prédio, etc! Tive orgasmos multiplos, mas ainda faltava o teste final: A wireless lixo da minha faculdade! Tununununu! Tununununu! Tununununu! (onomatopéia de tambores tocando)

Assunto indicado:  Travou o update no Ubuntu

Sim, funcionou! E melhor, conectou onde nem o Sony Vaio com ZL7 do meu irmão conseguiu sinal! Obra divina? Bem, vamos ver se a sorte foi só comigo… Sem mais delongas, vamos ao passo a passo!

#Comofaz

ATENÇÃO AMIGOS!!!!

Alguns dos users não conseguiu fazer funcionar, mas o motivo é que usaram esta solução em um RTL8187 (sem o B), esta solução serve apenas para RTL8187B.

Sendo assim, para o RTL8187 tens que baixar o driver para XP no site da realtek.

=]

Em terminal (ou Synaptics) digite: sudo aptitude install ndisgtk

NOTA: No caso do 10.10 MM, o aptitude não vem instalado, então você pode usar o apt-get, ou ainda seguir esta dica aqui para instalar o aptitude: Link

Próximo passo: Baixar o driver RTL8187B para WinXP que tomei a liberdade de hospedar aqui: RTL8187B

Assunto indicado:  DraftSight no Ubuntu 11.10 64 bits

Descompacte o arquivo, vá em Administração > Wireless Network Drivers e adicione o arquivo .inf ao ndisgtk… Pronto, se quiser dar uma reiniciada no micro por garantia ajuda bastante.

Agora corra para a rede sem fio mais próxima para testar o Wireless RTL8187B e comentar aqui no Ubuntu Dicas se deu certo ou não!!!