Acessando o Ubuntu do seu celular

por Reinaldo de O. Pereira

Muito se fala de acesso remoto que, geralmente é feito usando-se PCs e Notebooks, no entanto pouco se fala do acesso remoto via celulares tipo Smartphone. Geralmente usuários avançados conseguem este feito, no entanto há uma forma para nós, leigos poder-mos acessar nosso PC com Ubuntu (e outros sistemas operacionais) sem muita dificuldade: basta usar o TeamViewer.

O TeamViewer permite acessar qualquer computador independente mesmo de firewalls, como se você estivesse em frente do PC/Notebook controlado.

O programa permite acesso tanto a sua máquina pessoal, quanto a máquina de terceiros com todo o sigilo e segurança já que, ao usar o TeamViewer, você pode optar por acessar outro computador, através de um login e senha que o outro lhe forneça, ou até mesmo cadastrar computadores para acesso irrestrito. Isto pode ser muito útil, sobretudo para eventuais “ajudas” a colegas com dificuldades com o sistema. Imagine, se seu amigo não está conseguindo instalar aquele arquivo com extensão .taz.gz? Basta ele lhe fornecer a senha, que muda a cada acesso, que você poderá ajudá-lo.

Cabe destacar que a versão móvel do TeamViever está disponível para Smartphones equipados com IOS, no caso do iPhone ou iPad, ou equipados com Android. Além do mais, seu uso é gratuito apenas para uso pessoal ja que, para uso comercial ha uma versao paga.

Mais informaçoes sobre o programa aqui (http://www.teamviewer.com/pt/index.aspx) e, para intalação no linux ou outro sistema operacional, inclusive em seu celular, clique aqui (http://www.teamviewer.com/pt/download/index.aspx) .

Enfim, vale a pena conferir e, logo traremos um review mais detalhado com screenshots das telas.

Até a próxima!