Android Desktop Notifier no Ubuntu

#HISTORINHA

Olá nobres amigos, atendendo a alguns pedidos fui obrigado de meu bem feitor Maudy Pedrão e de outros leitores do blog, venho escrever mais um artigo interessante e não muito exato sobre o casamento lindo que é o Android e o Ubuntu.

Aqui no trabalho tenho de ficar com o celular no silencioso, para privar a minha chefe de um colapso, devido ao som exponencial que meu celular faz quando toca… pensando nisso e após ver algo a respeito no OMGUbuntu, fui procurar no Market do Android algum meio de aparecerem notificações em meu desktop quando algo acontecer no meu celular… Sejam ligações, ou a galera do @Gmigos floodando a timeline do meu twitter =)

Encontrei o Desktop Notifier, um projeto interessante, onde o seu celular manda as informações de notificação via bluetooth ou Wifi para seu computador!

Antes de mostrar como instalar o menino, vou fazer um review de como ele funcionou comigo…

#REVIEW DO DESKTOP NOTIFIER EM UM MOTOROLA SPICE XT300

  • A instalação foi fácil e rápida, tanto de cliente (celular), quanto servidor (computador).
  • O software funciona em Linux, Windows e MAC.
  • Mesmo que desativados Wifi ou bluetooth, eles são temporariamente ativados no ato de uma notificação, isso é legal, economiza a bateria do celular.
  • O ícone dele é feio, deveria ser um robozinho do Android, com não é eu mesmo fiz (vou compartilhar isso também)
  • Ele notifica perfeitamente ligações, SMS, bateria descarregando/carregando, ou seja, tudo a respeito do telefone.
  • Softwares terceiros (twitter, facebook, e-mail, e-reader com sites de sacanagem) ele não notificou aqui, mesmo configurado para tal, depois me digam se funcionou ai!
  • No caso do bluetooth, o celular e computador ja devem estar empareados, ou seja, cadastrados um no outro…

#COMOFAZ

Primeiro, ainda ai no seu micro, baixe o serverzinho neste link! (já está em .deb ou .rpm, não preciso falar como que instala né?)

Instalado, dê uma olhadinha ai nas configurações, é fácil e intuitivo… Apenas habilite o tipo de conexão você quer para ser notificado, habilitar execução automática, etc…

Agora viram como o ícone é feio né? Vamos troca-lo?

Baixe este arquivo que eu fiz aqui.

Copie ele para /usr/share/icons/android-notifier-desktop com o nome app-icon.png

E também para /usr/share/icons com o nome android-notifier-desktop.png

Abra e feche o software e verá com fica muito mais paquito o negócio!

Agora no seu Android (não terá imagens porque ainda não instalei o app que tira print das telinhas) abra o market e procure por “notificações remotas” e o instale (talvez apareça um plugin também, mas não instale, ele usa recursos pagos).

Ou apenas utilize este QRcode (caso você tenha Barcode Scanner instalado no seu Aparelho)

Assim que ele estiver instalado e se seu celular e computador ja estão conversando, vá nas configurações e envie uma notificação de testes. (aqui misteriosamente funcionou depois de reiniciar o micro)

Agora vão testando ai e me falem como está rolando, e se os paus estão acontecendo só comigo ou com todos.

#CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este é um app novo e ainda tem muito que madurar, por favor não sejam Trolls, ao invés de reclamar aqui (que não adianta) reportem os bugs ao desenvolvedor que ele pode melhorar ainda mais este software util pra cacete.

#CONTATO

[email protected]

twitter.com/tittao