Seu celular foi roubado. E agora?

Os Celulares e Smartphones estão em todos os locais. Estes são os verdadeiros representantes do mundo atual onde tudo está em movimento. Se por um lado ajudam e simplificam nossa vida por outro podem ser um grande risco a nossa privacidade ou da empresa onde trabalhamos.

Imagine a situação de ter o seu Celular ou Smartphone roubado ou perdido. Além da perda material e do transtorno de ter que bloquear a linha existe o risco de que todas as informações armazenadas no aparelho sejam acessadas por terceiros. E agora o que fazer? Vamos conhecer algumas dicas para evitar ou pelo menos diminuir a dor de cabeça nesta hora.

O primeiro cuidado é configurar uma senha para acesso ao Celular. Caso o aparelho seja perdido ou roubado será mais difícil para outras pessoas terem acesso aos seus dados. Escolha uma senha difícil de ser pronunciada e que não tenha relação com suas informações pessoais como datas de nascimento, placas do carro, numero de telefone ou nome dos filhos e filhas.

Alguns aparelhos, quando estão bloqueados por senha, exibem uma imagem na tela. Em diversos modelos é possível substituir esta imagem por outra que contenha seu contato para quem achar o Celular possa devolvê-lo. Pode ser difícil disto acontecer mas eu já presenciei vários casos como estes com um final feliz.

Os backups (cópias de segurança) nunca são demais. Assim adote uma rotina de salvar seus dados gravados no Smartphone em seu computador. Isto pode ser feito conectando o aparelho ao micro através de um cabo USB ou usando a comunicação sem fio via Bluetooth. Você também vai precisar instalar no computador um aplicativo fornecido pelo fabricante do Celular.

Por ultimo uma sugestão para situações extremas. Existem diversos aplicativos que quando instalados no Smartphone permitem que você bloqueie o acesso, localize o aparelho ou até apague remotamente os dados ali gravados.

O recurso de remoção das informações gravadas no aparelho é ativado através de uma mensagem via SMS (torpedo). Assim, caso seu Celular tenha sido roubado, basta enviar uma mensagem de texto, a partir de outro aparelho, para o seu número contendo uma senha que só você saiba. Quando esta mensagem for recebida pelo celular o aplicativo vai remover todas as informações armazenadas. Isto não resolve o problema do roubo mas pelo menos limita o prejuízo apenas a perda financeira.

Outro recurso interessante é a localização do Celular perdido. Esta função está disponível para usuários do iPhone através do serviço MobileMe. Basta uma configuração no aparelho e você pode saber remotamente onde está o seu Smartphone.

Cuide bem do seu Smartphone pois as informações ali armazenadas geralmente valem mais do que o custo equipamento.

Gilberto Sudré