Capitulação e Hifenização no LibreOffice

por Klaibson Ribeiro

Olá Pessoal, tudo bem?

A dica dessa semana, ensinarei vocês criarem Capitulação (aquela letra grande no início dos textos) e Hifenização (divisão das palavras, como fazíamos na escola e muita gente acha que não é possível nos editores de texto.

Primeiro passo, vamos selecionar a primeira linha do parágrafo, mas não se preocupe, a Capitulação permanecerá apenas no primeiro parágrafo. Depois disso, clique em Formatar >> Parágrafo.

Logo em seguida, clique na aba Capitalures e logo em seguida, clique no item Exibir Capitulares. Posso colocar a palavra inteira se preferir. Também posso escolher a quantidade de linhas, nesse caso, estou trabalhando com 3 linhas, ou seja, a primeira letra vai ocupar as 3 primeiras linhas, se desejar mais, é só selecionar. Depois, pressione enter e bem vindo a Capitulação. Detalhe, esse sombreamento cinza não sairá na impressão.

Agora, para colocar Hifenização, é bem simples, pressione Ctrl + A, para selecionar tudo e depois Justifique o texto. Logo em seguida, clique em Ferramentas >> Idioma >> Hifenização. Depois, é só confirmar quais palavras que deseja hifenizar e pressione OK.