Selecione uma área do desktop e salve como uma imagem

dica do Élcio Ferreira

Que tal você selecionar uma área do seu desktop e salvar esta área como uma imagem PNG, sem ter que instalar nenhum aplicativo adicional para isto?

Legal né?

Bem para começo de conversa, você precisa ter instalado o pacote “imagemagick” no seu sistema. Usando o Synaptic ou a Central de Programas Ubuntu, procure por este pacote e instale-o.

Agora você deve criar um arquivo .SH, copiando abaixo:

#!/bin/bash
import "png:$HOME/Desktop/screenshot_`date +%Y-%m-%d_%H:%M:%S`.png"

Salve o arquivo com o nome “select.sh” na sua pasta /home, por exemplo. Este arquivo irá selecionar a área desejada e salvar no seu Desktop. Ainda neste arquivo, você deve dar permissão de execução, clicando com botão direito sobre ele, selecione PROPRIEDADES e na aba PERMISSÕES habilitar o item Proprietário: EXECUÇÃO. Pronto.

Mas não é só isso.

Você tem configurar as teclas-chave que faz a ação. Para isso, você deve clicar no ícone do Ubuntu no canto superior esquerdo, e digitar “atalhos”. Aí você seleciona “Atalhos de Teclado”.

Nesta janela, clique em ADICIONAR e digite no campo Nome: “Selecionar área do Desktop” e no campo Comando: “/home/SEUUSUÁRIO/select.sh” (não esqueça de colocar o nome do seu usuário no comando).

Feito isso, escolha o atalho que quiser. Eu escolhi “Shift + Print”.

Agora sim. Fecha todas as janelas e teste. Se tudo correu certo, sua imagem PNG estará na pasta Desktop. Mas isso você pode mudar no script a vontade.

Até mais!