Thunderbird será padrão no Ubuntu OO 11.10

Vocês se lembram do tempo que tínhamos de usar um cliente de e-mail, que gerenciava nossas contas POP, marcávamos reuniões, agendávamos eventos em calendários e muito mais? Eram pacotes parrudos e gordos.

Aí surgiram os clientes de webmail. Zip.net, Uol, AOL, Mandic… e enfim o Gmail beta. E depois disso, sabemos que nunca mais usaríamos mais o Outlook para mais nada. Só se fôssemos obrigados por circunstâncias empresariais.



Desde sempre, acho eu, o live-cd do Ubuntu vem com o Evolution como solução de gerenciador de e-mail.

evolution

Mas a vida evolui, menos o Evolution.

Dia 7 próximo, estará disponível a versão alpha 2 do Ubuntu OO 11.10 e com ele uma mudança polêmica (mamilos???): sai o Evolution e entra o Thunderbird 5, da Mozilla.

Isso prova que o Ubuntu serve bem e a risca o lema de “meritocracia“, ou seja: quem evolui, melhora a interface, se adequa melhor aos anseios da comunidade, leva o troféu. E isso o Thunderbird faz.



Lembram quando a Canonical resolveu “limar” o GIMP por padrão o chororô de alguns? Então, nada que um sudo apt-get install não resolvesse. E com certeza com o Evolution não deverá ser diferente. Pelo menos, o live-cd ficará com MUITO espaço para novos aplicativos no lançamento oficial.

Nada é definitivo, mas se a comunidade achar que a mudança foi boa, o Thunderbird ficará bem na fita. Afinal, quem reclama de usar o Firefox hoje em dia?

Instalando

E podemos instalar o Thunderbird no Ubuntu 10.04/10.10 e 11.04, usando PPA. Abra o terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/thunderbird-next
sudo apt-get update
sudo apt-get install thunderbird

E você pode melhorar ainda mais a experiência de uso do programa, setando o mesmo para receber e enviar mails pela conta POP do Gmail. Beleza.

Agora, se isso vai fazer você deixar de usar o Gmail direto do browser Chrome/Chromium ou Firefox, tanto faz. Vai do gosto do freguês e isso no mundo linux basta: liberdade de escolha.

Comente e siga-nos no twitter.