Software Livre não é demagogia

Apresento a comunidade de hackers do bem, a Linux Sociall.
por Julien Murray

Olá caros meus caros irmãos e amigos deste orbe chamado Terra. Venho até vós para comentar sobre algo muito nobre e especial que se chama fraternidade.

A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade, ou seja, todos são iguais e livres, não importando a situação intelectual ou financeira. Pena que o mundo não é totalmente assim. Pois é, como existem os movimentos sociais que tratam muito bem esta máxima da racionalidade humana, sabia que no mundo da tecnologia também existe também esses grupos de ajuda? O nome deste movimento é software livre ou GNU, representado por um gnu, mamífero africano.

GNU foi criado por Richard Stallman. Mas, software livre, o que é isso ? Vamos a Wikipédia. Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

O Linux, foi criado por Linus Torvalds lá por meados de 1991, um rapaz nerd, inteligente e bem disposto. Ele bem podia fazer como o um outro rapaz, de fechar o seu projeto e comercializar, colocar até uma portinha para evitar o plágio, mas foi diferente. Linus preferiu compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, do que ser rico e poderoso. Burro?!?!?! Não ! São Francisco de Assis não fez o mesmo ? Ele não recusou a fortuna de sua família para beneficiar os mais necessitados ?

Eis a fraternidade, esta máxima que todos os homens deveriam viver e sentir do fundo do coração perante aos outros. Vocês sabiam, que distribuições Linux como o Bigpup Linux (100% brasileiro), por exemplo, é mantido e desenvolvido por pessoas que não ganhavam nada por isso? Qual O fundamento disso ? Ora, Simples como andar para frente, o prazer de colaborar com o próximo, dar a ele a capacidade de aprender, de explorar, de entender como funciona o mundo tecnológico, dar a você uma segunda opção! Em contraste a isso, existem aqueles que não fazem a mínima questão de você entender, dominar e principalmente saber o que fazem com seu computador enquanto navega na internet. Objetivo? Dominar e manter as pessoas na ignorância. Conhece a fábula da águia e da galinha ? Veja então aqui neste blog, de minha autoria.

Ao lado destes irmãos programadores, existem aqueles que ajudam (tá, tem os bobalhões, os babacas, mas o que seria do mundo sem eles ?) a dar os primeiros passos no mundo Linux. Irmãos com o coração inflamado de amor, que fazem questão de ajudar a você encontrar seu caminho com a liberdade. E você encontra na web, a primeira rede social do Brasil, e não querendo exagerar o mundo! O nome desta rede de amigos chama-se Linux Sociall.

Idealizada por nosso amigo Elton Jamenis Chaves Mourão, da cidade de Tomé-Açu, que fica no Pará, o mantenedor e criador da distribuição 100% brasileira, a Bigpup Linux,tem como objetivo de trocar informação, conhecimento e ensinamento. No Linux Sociall, existem várias comunidades, com vários assuntos, incluindo o suporte a várias distribuições Linux, dentre elas o Ubuntu Linux, uma distribuição voltada para usuários leigos e iniciantes no mundo Linux, que estão acostumados somente com outros sistemas operacionais que testam a sua capacidade e inteligência. Eu sou o líder do grupo do Ubuntu Linux que conta com muitos usuários experts e leigos. O que ganhamos com isso? Simples, a tua evolução intelectual! Ficaremos felizes em saber que tu és uma pessoa que aprendeu a instalar teu próprio navegador, tua própria webcam e quem sabe, teu próprio sistema operacional?

Antes de me despedir, peço que veja dois filmes:

Piratas do Vale do Silício
Revolution OS

Abraços fraternos e viva o linux, viva a liberdade !

Julien Nascimento é programador, tem 29 anos e mora na cidade de Guaiba/RS. Casado e com dois filhos, é Espírita, programador e entusiasta do software livre, vem ajudando na divulgação e o fortalecimento da primeira rede social do mundo voltada para o Linux. Acredita que o Linux é um dos principais sistemas operacionais do futuro, por este priorizar a fraternidade entre as pessoas. Sua mulher que nunca mexeu com computadores, já instalou softwares na central de programas do Ubuntu!