Ubuntu 11.10 sem o Unity

O site Softpedia acaba de postar sobre uma distro baseada no Ubuntu 11.10, com o atrativo principal não utilizar o Unity! (Não demorou nem 1 semana…)

Esta distro tem o nome peculiar de Ubuntu GNOME Shell Remix e tem o mesmo que o 11.10 da Canonical, menos o Unity e usa o Gnome Shell como padrão. Simples né?

E mais:

–  Firefox Web Browser
–  Empathy Instant Messenger
–  LibreOffice Productivity Suite
–  Shotwell Photo Manager
–  Banshee Music Manager and Player
–  Totem Video Player
–  Evolution E-Mail and Calendar
–  Gnome Contacts
–  Cheese Webcam Viewer

Baixe os ISOs aqui. Tem para 32 e 64 bits. Quem testar, comente aqui depois. blz?

Ubuntu Gnome Shell Remix
Ubuntu Gnome Shell Remix

26 comentários em “Ubuntu 11.10 sem o Unity”

  1. De facto prefiro o Gnome-shell ao unity.
    Pena a minha nividia 7400 não querer os drivers do ubuntu para poder correr o gnome-shell.
    Evoluiu bem a shell.

    1. As placas da série GF 7 só funcionam bem com o driver versão 173 da nvidia, draiver superiores dão problemas de congelamento e travamento total do pc, tanto no Compiz, Gnome Shell e Kwin…

  2. instalei esse ubuntu gnome shell remix e to gostando

    no ubuntu 11.10 normal eu estava com problemas de instabilidade no unity , a barra de ícones não respondia direito e a interface ficava uma carroça se usasse o zoom do compiz , já no gnome 3 o problema era o não carregamento da interface após instalar alguma coisa em qt , muito estranho …

    até agora não notei nenhum problema com esse ubuntu gnome shell remix , atualizei o sistema , instalei as coisas que uso , tudo normal .

    abraços

  3. Estou usando 11.10 Unity na boa, sem problemas. Claro, tem buguinho aqui e ali, mas não atrapalha meu trabalho com a máquina. Na minha experiência o desempenho, no geral, está melhor que quando usava o 11.04.

    Já instalei icones Faenza e sinto falta de um tema tipo elementary, mas sei que isso vem com o tempo.

    Ainda não achei um jeito “normal” de instalar o xbmc, que uso muito. Isso é uma constante nessas atualizações do Ubuntu, aguardar versões, ppa de preferência, dos nossos aplicativos preferidos.

    Não tive a curiosidade de experimentar o Gnome shell ainda, portanto não tenho opinião.

    Maudy, bom trabalho com o blog.

  4. O Ubuntu 11.10 é um bom teste de resolver problemas… qual será o próximo bug? estamos sempre na expectativa! Claro que é o meu divertimento da hora! Testar conhecimentos básicos, procurar pela net e testar opiniões, dicas, soluções e lógicas encontradas por hackers e corajosos (como nós em baixarmos a versão de lançamento!), mas foi assim que encontrei esse blog do Pedrão… Também não uso (nem usarei!) o Unity por achar uma solução quase infantil (com enormes ícones à esquerda) misturada com linhas de digitação para quem tem ótima memória e lembra o nome dos programas menos usados (ou muitos e confusos cliques até achar o que se quer!) Acho que feito pra quem usa poucos programas e adora enfiar o dedo na tela…
    Como alguns companheiros: minha esperança é o “menu-gnome” do Mint que nunca me deixou na mão…
    Pedrão, Parabéns!
    MGinity – hobby (testar distros linux derivadas do Deb)

  5. Gosto não se discute, mas eu particularmente adoro o Unity, e detesto o Gnome Shell.
    O Unity é a shell que me dá mais produtividade. Basta eu apertar a Super Key, digitar o aplicativo que eu quero e usá-lo. O Unity é minimalista na medida certa, fazendo uso do Global Menu, economizando espaço na tela.
    Já o Gnome Shell é minimalista demais, não tem nem botões de maximizar e minimizar!
    Os únicos problemas do Unity é que ele tem ainda alguns bugs (dizem que o Gnome Shell tem mais ainda, eu não sei pq não usei por muito tempo…) e a falta de customização (crítica também feita ao Gnome Shell).
    Enfim, de qualquer forma, vou esperar o 12.04 que acho que vai resolver os problemas de bugs, já que a Canonical vai oferecer LTS com 5 anos de suporte (!!!), e espero que aumentam as possibilidades de customização.

    1. Para se ter os botões para maximizar e minimizar no Gnome shell, deve-se instalar a extensão, mais o configurador extra do gnome shell que é o Gnome Tweak Tools. Pode se ter mais extensões com algum repositorio PPA do Gnome-Shell ou Gnome 3…

  6. Arlindo "Musashi" Melo

    Bom, pra quem quer apenas experimentar, basta baixar o gnome-shell direto da central de programas e testar. Sem precisar instalar a distro inteira.

  7. Caro amigo gosto muito do ubuntu e ate deixei de usar o windows recentemente instalei o ubunti 11.10 amei mas estou com umprobleminha e não consigo resolver não consigo assistir video no yutube o flash play instala mas não funciona no fire fox 7 instalei o chromer mas tambem não instala grato espero resposta.

  8. O Gnome-Shell já é customizavel um programa chamado gnome tweak tool, dá pra colocar os botões de maximiza/minimizar, alterar ícons e themes.
    O gnome-shell pra mim é mais produtivo que o unity, ao pressionar a tecla super (win)

  9. O meu problema com o Unity é que a maioria dos programas tem problemas de compatibilidade, travam ou não são exibidos na barra ou não vão pra bandeja do sistema corretamente.
    Funciona, mas de modo quase precário, quando resolverem estes problemas vou ficar satisfeito.

  10. Essa invenção desse Unity…não sei pra que…Até agora já testei várias vezes ele e é muito instável…trava e acho que é uma poluição para o maravilhoso Ubuntu…O G3 vem melhorando e a única coisa que ainda não é possível é o efeito quando se passava o mouse no arquivo de audio…ele simplesmente tocava sem nenhum esforço…agora temos que instalar um outro arquivo para depois selecionar e ainda dar espaço(tecla) ai abre uma janela pequena e toca o arquivo… Não sei as vezes passa uma dúvida se querem facilitar ou dificultar uma Distro que tem tanta tradição..Vamos aguardar e que o G3 mostre pra que veio…Abração

  11. Não entendo até agora o ubuntu 11.10 eu instalo os programas que desejo p/ utilizar no dia-a-dia, mas até agora, não descobri para onde vão para eu poder utilizá-los, qdo clico em central de programas do ubuntu, só aparece programas instalados e para instalar … Afinal, “onde foram parar os programas que eu instalei?”

  12. Valeu! Pena que não li antes. Estou baixando o 12.04, para testar no pendrive, porque estou cansado da ginástica que tenho que fazer para me livrar do inUnityl, cada vez que tenho que instalar o Ubuntu. Geralmente isso ocorre exatamente por problemas gerados quando removo o inUnityl.
    Dica: instalo no pendrive, como se fosse no hd, para rodar em outros computadores, ou até mesmo no meu, quando dá problema no hd. Já me salvou em muitas emergências.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *