O site OMG!Ubuntu.co.uk confirma:
O tamanho padrão do disco do Ubuntu 12.04 foi definido em 750MB!
Ao elevar o limite do ISO em 50mb os desenvolvedores serão beneficiados com um espaço para “respirar”. Muitas vezes, durante o ciclo de desenvolvimento algumas escolhas difíceis têm que ser feitas, como o que podemos enviar no CD e que não podemos.
Eu não ligo, pessoalmente, pois sempre baixo o ISO e “queimo” ele num pendrive de 4gb. 50mb a mais não farão mal algum.
O que você acha? Comente!
Se for pra melhorar. manda ver
Por mim ja podia passar para os DVDs, deveria ser igual ao Debian
Já estava mais que na hora de fazerem isso, afinal, grande parte dos usuarios linux baixam as isos.
Prefiro que a iso seja maior, mas venha completa, do que seja parcial como foi o 11.10 do Ubuntu que nem protetor de tela tem!
Agora, espero que o Ubuntu não passe dos 1Gb até, pelo menos, a versão 14.04… (acho provavel que nao chegue a isso, mas quem sabe?)
Pode parecer um absurdo, mas não consigo dar boot pelo pen drive…
Com o pendrive no slot, verifica em q sd[x] ele está com o comando mount no terminal (aqui geralmente é /dev/sdf ou /dev/sdg), depois grava o iso com boot e tudo com o comando:
dd if=/caminho/do/iso/cd.iso of=/dev/sd[x]
Depois é só reiniciar, entrar no setup da bios (aperta del no init) e configurar pra procurar boot do pendrive.
ps. nao ponha o numero da partição do pendrive no comando dd (ex: /dev/sdg1), pois não dará boot.
O que eu vejo é que o Ubuntu está tomando outros caminhos… E estou particularmente com medo do que pode acontecer com essa distro que eu tanto amo!
Por pode chegar ate um giga.
Se for pra trazer softwares uteis, modernos e estáveis ta valendo!!
Aqle conceito de caber num CD acabou. agora q 50MB não fazem diferença p qm usa pen drive aumentar p mais a quantidade de pacotes não custa nada 800, 900, 1G…
Por que não 1GB ou mais, se vai ser preciso um DVD?
Motivos indicados por Bilal Akhtar, desenvolvedor do Ubuntu:
“Because:
1) Having a hard limit keeps developers tight
2) We don’t want to go too far and include bloatware
3) A hard limit ensures that transitions complete quickly, such as if there’s a tight limit we might wanna complete Python 2 -> 3 transitions in just one cycle to avoid both of them coming up on the CD. If the CD size is large, we might get lazy about it.
These were reasons pointed out by Mark.”
Por mim beleza, ainda mais que só tenho DVD aqui em casa.
Eu acho que deveriam lançar em DVD e netinstall.
Quanto mais completo melhor do que ter que ficar um tempão baixando atualização… Bem vindo mais gigas…
Ué, gravem num DVD, 1 real meu povo…
Eles deveriam é passar logo para algo próximo de 1gb , pois 750mb não cabem em cd mesmo, de qq forma quem pretende gravar, 750mb ou 1gb não fazem diferença, já que teria q ser gravado em midia de dvd.
Agora falo entorno de 1gb e não mais do que isso por conta de pendrive que hj em dia dá pra acha fácil e no mínimo de 1gb. Sendo assim acredito que o padrão deveria ser 900 e poucos mb.
Pra mim não faz diferença. Sempre queimo a ISO do Ubuntu em um DVD.
4.7 GB
Da e sobra :)
Só não gostei de alguns softwares que vieram por padrão no 11.10. O Banshee da sempre pau no meu pc. Tive que baixar o Rhythmbox, mais simples e eficaz. O screensaver sumiu :(.
E a interface unity que todos reclamam, não vi problema, é até mais bonita e produtiva do que as outras. O Gnome 3 pro outro lado, é MUITO difício, não gostei.
O ubuntu está muito melhor agora. Espero que continuem assim.
Não sei se existe, mas a Canonical deveria fazer uma pesquisa com os usuários do Ubuntu perguntando o que eles usam para “queimar” a ISO. Desde que comecei a usar o Ubuntu, só “queimo” ele no pendrive.
O que todos devem estar se perguntando… Se não vai caber mais dentro de um CD-R, por que aumentar só 50 MB né?
Teremos que obrigar o fabricantes de CD a fazerem uma mídia maior :)
Pra mim não faz diferença…
Em casa já tem umas 3 versões que uso DVD (nunca tenho cdr novo a mão) só uso CD quando vou instalar na casa de algum amigo/conhecido que (ainda existe) não tem drive de DVD instalado no pc…
Nunca instalei direto de pen-drive, preciso testar um dia, mas pessoalmente acho um tanto complicado, talvez EU é que seja preguiçoso mesmo… hehehe.
Abs
BG
Uns dias desses descobri que DVD está no mesmo preço (e as vezes até mais baratos) que os CD’s, portanto tanto faz mesmo.
Ubuntu User: 750MB e eu só preciso instalar o driver de vídeo proprietário da Nvidia.
Windows User: 2.9GB + driver de impressora + rede + som + vídeo + lan + um tanto de bloatware.
Reflitam…
Hahahahaha…
Acho que não foi uma escolha muito feliz, ou muda pra DVD com 2 ou 3 gigas ou mantem menor que 700mb.
Eu sempre fui a favor de se usar DVD’s para a instalação do Ubuntu, pois acho que aumentando o tamanho o sistema poderá ser mais completo.
Gostaria muito de ver programas famosos como GIMP, Inkscape, Cheese, 7-zip, Audacity, VLC Media Player, Openshot, etc.. já viessem por padrão.
Se o Ubuntu já viesse com os plugins e codecs proprietários necessários para rodar tudo, com certeza atrairia mais usuários. Sei muito bem que isso por enquanto não é possível por questões legais, mas quem sabe…?
A algum tempo venho utilizando pendrive para gravar ISO, satisfatoriamente, embora entenda que existam micros antigos que nao aceitem boot por USB, não me preocupo muito com o tamanho da ISO por esse fator. Agora se for gravar uma mídia, certamente vou queimar em DVD pois está o mesmo preço que CD.
bem, é a minha primeira instalação, e gostaria de fazê-la a partir de meu pen drive de 16 gb, ao qual, já está com a iso do 12.04 contido. Do zero, linguagem popular, não sou expert em instalação, sempe um brother, que o fazia, e hj, decidi eu mesmo, fazer, pra nao ficar na dependencia o tempo todo, nem incomodar os amigos, alguem poderia me informar, desde o inicio. pelo menos o basico; valeusss!!!
Pela diferença de preço cada vez menor entre cds e dvds, podemos gravar em dvd mesmo ou passar a usar pen drive. Para criar o pen drive podemos usar o unetbootin no ubuntu. No windows podemos criar com o Universal-USB-Installer que está no site http://www.pendrivelinux.com. Ambos são simples de usar.