Ubuntu esta perdendo a popularidade?

Nesta semana, surgiu o maior “mimimi” em cima do fato de que a distribuição Ubuntu estaria perdendo a popularidade para outras distros linux.

Um nota neste site e um artigo mais profundo neste mostram que o Ubuntu esta perdendo a popularidade. E o que isto siginifica?

Regra número 1 no mundo linux: “liberdade de escolha”, ou seja, você tem opções variadas para assuntos específicos. Seguindo esta regra primária, só o fato de uma distro “X” estar na frente de outra apenas mostra que há uma tendência momentânea ou curiosidade por uma parcela de usuários. O Ubuntu estava na primeira posição há 5 (cinco!) anos e somente agora perdeu terreno. Perder neste caso não significa impopularidade, mas sim, que por conta de alguns “fortes fatores” fizeram com que uma parte dos usuários linux (sim, usuários espertos o bastante para escolherem distribuições que mais convém para suas necessidades atuais) visitassem o site da Distrowatch em busca de opções. Até aqui tudo bem, nada de anormal.

Numa busca simples no Google Trends pelos termos “ubuntu” e “linux mint”, você logo vê que o cenário não é este.

Ou seja, a busca por opções é feita por pessoas que já usavam o linux a algum tempo e que o parâmetro usado é de visitações e não de downloads, efetivamente.

Tente baixar o Linux Mint 12 Lisa via torrent e confira o número de seeders contra um torrent do Ubuntu 11.10. A diferença é gritante.

Mas onde quero chegar com isso?

Quero focar que a liberdade de escolha e as dezenas de opções não fazem de uma distribuição linux ser MELHOR ou PIOR que a que esta em primeiro lugar.

Cada um escolhe o que mais lhe proporciona comodidade.

Se a culpa é da interface UNITY, você pode escolher o Gnome 2, Gnome Shell ou sei lá mais qual. Opções é que não faltam. E se mesmo assim não agradou nada, que busque outras distros linux.

Devemos lembrar que o Ubuntu é uma distribuição de uma empresa que esta focando em inovações e neste caminho, algumas pedras devem surgir. Empreender é ter riscos na sua frente. A Canonical esta mirando nos tablets, smartphones e TVs. Será que as outras distros estão no mesmo caminho? Desktop e nada mais?

Enfim, quem tem saudades do Windows 3.11 depois de usar o Windows 7?

Meu Deus! Eu escrevi Windows aqui?!?!?! Que venham os trolls.