Linux tem sexto mês seguido de crescimento no mercado de OS para PCs

Uma tendência curiosa está acontecendo no uso de sistemas operacionais em PCs no mundo. O uso de Windows está caindo aos poucos, enquanto que o de Linux apresenta ligeiro crescimento. Isso mostra que, ao contrário de algumas pessoas que chegaram a duvidar da vida do Linux, a plataforma segue ganhando usuários, apesar de sua participação ser bastante pequena.

Balanço sobre uso global de OS em desktops da NetMarketshare mostrou que o Windows, que mantém domínio absoluto, viu seu market share diminuir para 92,05% em janeiro deste ano, ante 92,23% de dezembro. Para se ter uma noção da queda, em janeiro de 2011 essa participação era de 93,61%.

Já o Linux faz o caminho inverso e registrou seu sexto mês de crescimento consecutivo em janeiro deste ano, quando sua participação atingiu 1,56% q. Já o uso do Mac OS continua oscilando e, depois de diminuir de novembro para dezembro, voltou a crescer em janeiro, fechando com participação de 6,39%.

Outra questão curiosa verificada em janeiro foi o crescimento do uso do Windows XP e uma ligeria queda na utilização do Windows 7. O Windows XP, que ainda é o OS da Microsoft mais usado no mundo, fechou janeiro com participação de 47,19%, contra share de 46,52% de dezembro.

Na contramão, o Windows 7 viu sua utilização cair de 36,99% para 36,40% na mesma base de comparação.

fonte