Dell responde

A alguns dias atrás, eu “tuitei” a questão da Dell do Brasil não enviar suas máquinas para avaliações (reviews técnicos) usando o Ubuntu. Esta prática é comum entre os blogs de tecnologia, pois tanto o público-alvo como a empresa ganham com reviews de qualidade.

E hoje eu recebo este mail:

Caros parceiros do Ubuntu Dicas,

Conforme tweet postado no dia 5 de março, gostaríamos de esclarecer que a Dell comercializa os seguintes notebooks com Ubuntu: Inspiron 14, Vostro 3450 e Vostro 3550. Porém, infelizmente, no momento não temos essas máquinas disponíveis para enviar para teste.

Os computares Dell com Ubuntu podem ser conferidos no link http://www.dell.com/br/empresa/p/linux-deals. Para verificar a disponibilidade de outros modelos com Ubuntu, o número é 0800 970 2017.

Entraremos em contato assim que tivermos modelos para disponibilizar.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Eu sempre recomendo a DELL aos meus amigos, mas eu sempre desejei testar uma delas fazendo um “unboxing“.

O fato, explicitado no mail acima, é que não existem modelos com Ubuntu liberados para review técnico. Os reais motivos podem ser de mercado, técnicos, de metodologia ou tudo isso junto. Enfim, a DELL segue um modelo de negócio que não permite, pelo menos no momento, este tipo de análise voltado aos usuários de linux.

Ouvi uma vez, que a Dell vende seus pc’s com Ubuntu com uma versão mais antiga, algo como hoje vender com a versão 11.04. Talvez eles não queiram liberar um review de seu produto usando uma versão não atualizada. E, sei também, que a imposição de versões vêm de ordens da matriz da Dell e portanto, não é uma questão de gosto do mercado local.

Fiquemos no aguardo deste cenário mudar um dia. Toca a vida…