Dual-boot para games

Turma, eu recebi o seguinte contato:

[email protected]
Boa noite Maudy. Primeiro gostaria de parabenizar-lhe pelo blog, acesso pelo menos uma vez por semana e gosto muito das dicas.

Mas vamos ao que interessa…

Sou um usuário recente de linux/ubuntu, comecei há menos de um ano, e venho gostando e tomando muita intimidade com a novidade. Hoje uso dual boot no meu notebook com o ubuntu 11.10 e windows 7.

O motivo pelo qual ainda utilizo o windows são os jogos, tenho um notebook com uma boa configuração e rodo alguns jogos pesados nele.

Gostaria de saber se você pode me ajudar na seguinte dúvida: Queria eliminar de vez esse dual boot do meu notebook, mas para isso preciso saber se é possível eu rodar esses jogos numa boa em uma máquina virtual.

O que sua experiência diz? Eu rodo jogos como o Battlefield 3, Call of Duty, Dirt, Batman, entre outros. Segue abaixo a configuração do meu notebook:
DELL XPS 15z (L511z)
Processador Intel Core i5-2410M 2.30Ghz
Memória Ram de 8GB DDR3 Dual Chanel 1333Mhz
Video nVidia GeForce GT525M 1GB

Olha, vamos direto ao ponto: para mim, games são para consoles (PS2, PS3, Wii, X-Box, etc…). Mas, existem games apenas para PC. Neste caso, eu indico sempre o dual-boot.

Porquê? Por que o ambiente necessário pro game rodar sem gargalos é o Windows (na maioria dos casos, é claro), e o ambiente virtual criado dentro do Ubuntu não roda o 3D confortavelmente, pois o VirtualBox permite até 128mb de memória de vídeo. Mas isso tudo depende mais do game do que do hardware. Não sou expert nisso.

Você pode usar o STEAM no Ubuntu como alternativa e muitos gamers tem o mesmo “problema” que você.

Na verdade, espero que os leitores do blog comentem suas soluções nos comentários e assim todos aprendem dicas e novidades sobre games.

Abraços