Como escutar a UD Web Radio no Android

por Edelmo Araújo

Apesar de não ter um aplicativo exclusivo (ainda) para escutar a Ubuntu Dicas Web Radio no Android, existem algumas alternativas para isso. Vou citar uma delas colocando um passo a passo disso.

A aplicação escolhida é o Winamp, e apesar das telas abaixo mostrarem a versão Pro do app, os recursos que vou mostrar tem na versão Free também sem problemas.

Bom o primeiro passo ao abrir o aplicativo é escolher a opção SHOUTcast.

Caso você tenha personalizado os atalhos da home do Winamp, não tem problema. Basta apertar o Menu (seja ela físico ou virtual) do seu Android, que vai aparecer uma lista com as demais opções, basta escolher a correta.

Vai abrir uma nova tela com algumas opções pré-definidas para buscar rádios no Winamp, mas o que vamos utilizar aqui é a barra de busca. Basta digitar nela Ubuntu Dicas. Cabe uma observação bem importante aqui, alguns teclados no Android quando se escolhe uma palavra sugerida ao começar a digitar ela, ele adiciona um “espaço” depois. Se isso acontece com você é necessário que apague esse espaço para conseguir fazer a busca.

Feito isso deve retornar como resultado a rádio, mostrando inclusive a música que está tocando no momento e mais algumas informações, como quantas pessoas estão ouvindo e qualidade do arquivo de transmissão.

Quando selecionar a rádio, na barra inferior em cinza vai aparecer “conectando…”, depois “buffering…” e pronto, rádio tocando!

Curtiu? Então comente e compartilhe!