Google revela detalhes secretos do Goobuntu

Se você acompanha as notícias sobre o Google há algum tempo, provavelmente sabe que muitos dos funcionários da gigante de Mountain View utilizam em seus desktops e servidores um sistema operacional chamado Goobuntu, uma versão modificada do linux Ubuntu.

Embora a existência do sistema seja de conhecimento público, o buscador nunca revelou detalhes da plataforma. Pelo menos, até hoje. Thomas Bushnell, o líder técnico que gerencia e distribui Linux para desktops corporativos do Google, revelou detalhes da ‘versão proprietária’.

Bushnell explicou ao ZDNet que o “Goobuntu é simplesmente uma skin leve sobre o padrão do Ubuntu”. O Google atualmente utiliza a versão mais recente do Ubuntu. Isso significa que, se você baixar uma cópia do Ubuntu 12.04.1, você estará executando o Goobuntu.

Ele cita ainda que o Google usa as versões LTS porque há um ciclo de dois anos entre os lançamentos e é muito mais viável do que o ciclo de seis meses do Ubuntu comum. Além disso, o buscador também tenta atualizar e substituir o seu hardware a cada dois anos.

Bushnell lembrou que os Googlers podem escolher trabalhar com seus sistemas preferidos (Mac ou Windows) e que não são obrigados a utilizar o Ubuntu. “O uso Goobuntu é incentivada pois todas as nossas ferramentas de desenvolvimento são para o Ubuntu”, disse.

Com relação a polêmica interface Unity, o executivo usou expressão-meme “Haters going hate” para responder. Ele diz que alguns usam GNOME, outros KDE, X-Window e X-Terms. No entanto, há Googler que querem o Unity devido as similaridades com o Mac. “Não há uma interface padrão no Goobuntu”, finalizou.

Fonte