Ubuntu Tweak é descontinuado

Hoje saiu a triste nota do mantenedor do programa UBUNTU TWEAK, avisando que ele foi descontinuado, ou seja, não será mais atualizado.

Tualatrix Chou não explicou o motivo desta decisão, mas comentou: “se fazer software livre e não ser livre, porquê continuar?

Na minha opinião, o programador deve ter tido algum problema de licença e por isso não quis continuar. Mas isso é apenas especulação.

O Ubuntu Tweak é (era?) um ótimo programa de personalização do sistema Ubuntu.

25 comentários em “Ubuntu Tweak é descontinuado”

  1. Realmente é um ótimo programa para personalização. Respondendo ao Rony, ele permite fazer customizações no sistema operacional de forma rápida e fácil, incluindo algumas personalizações que o próprio sistema em si não permite de forma fácil. Além de ter uma opção para limpar cache de arquivos e miniaturas, pacotes antigos, versões antigas do kernel, etc.

    Uma pena mesmo, mas creio que na falta dele, logo logo alguém desenvolva algo semelhante ou até melhor. Vamos aguardar.

  2. É uma pena mesmo…
    excelente software o ubuntu tweak…
    ótimo para fazer customizações no sistema.
    Gosto muito de utilizá-lo para fazer limpeza…
    é tão bom quanto o CCleaner que uso na janela.

  3. Se ele for Chinês (pelo nome e ideogramas do anúncio parece me chinês…) pode ser alguma represália política.
    Se for isso, é uma pena que não possamos fazer nada por esse desenvolvedor…..

  4. É mais uma triste notícia em se tratando de Ubuntu, parar de desenvolver o Ubuntu-Tweak tudo bem mas poderia continuar como simplesmente Tweak, UbTweak ou outro nome a Canonical talvez tenha razão em não querer que uma aplicação com caracterização descaradamente concorrente com sua Central de Programas, mas poderia renomear a aplicação e continuar seu belíssimo trabalho.

    Sempre tive muito prazer em usar o Ubuntu justamente por ter uma ferramenta tão boa para o Linux como o Ccleaner para o Windows.

    Mas vou te falar uma coisa o cerco à liberdade no meio Linux principalmente nos quinhões da Canonical já começou faz horas e agora a restrição parece ganhar mais terreno.

    Essa versão 12.10 além de bugada é uma completo Shopping Center Operational System.

  5. Tem gente falando que foi a Canonical sem ter provas, antes mesmo você tinha como instala a PPA, qual a diferença depois dessa mudança gráfica ?

    1. Sérgio Carvalho, o homem já disse tudo: Se fazem o software livre restrito por que continuam a fazê-lo? Ele está ponderando sobre o fato de se fazer software livre com restrição da liberdade.

      Um exemplo claro:

      Os advogados que defendem as marcas registradas da Canonical começaram a impor a lei, emitindo avisos para vários projetos que se intitulam “*buntu” e que não seguem as orientações relativas às marcas registradas da Canonical. Coincidentemente, um desses projetos foi o Ubuntulite, uma distro aparentemente inocente que não parece muito diferente das dezenas de *buntus* criadas nos últimos anos (fora o fato de ser mais útil que boa parte da concorrência). Segue um trecho do email, conforme publicado no site do Ubuntulite sob o título de Uma mensagem da Canonical: mude o nome:

      “Segundo nossa política de marcas registradas, os logotipos do Ubuntu, do Kubuntu e do Edubuntu não podem ser combinados a outras marcas ou logotipos. Seu projeto faz uso do logotipo do Kubuntu, associando-o ao nome do projeto, Ubuntulite, e isso infringe nossas marcas registradas. O nome de seu projeto, Ubuntulite, também não está de acordo com nossa política de marcas registradas. Nós encorajamos a criação de versões personalizadas do Ubuntu, e estabelecemos o conceito e a terminologia “remix” que permite o uso da marca caso as alterações sejam mínimas e o projeto inclua apenas software dos repositórios do Ubuntu. Obviamente, não há problema em hospedar repositórios e distribuir o software – o problema é que você está associando as mensagens da marca, da qualidade e da garantia do Ubuntu a algo que não é o Ubuntu.”

      Ou seja o Ubuntu-Tweak se encontrava na mesma situação descrita acima. Não é uma questão de ter provas, o aplicativo a meu ver começou a incomodar uma grande empresa com uma ferramenta que se assemelhava a sua Central de Programas um promissor investimento da Canonical ao entrar no ramo dos apps.

      Ao Maudy T. Pedrão – Reforçar um bom nome para o site pode ser conveniente se não tiver uma licença para o uso do nome, o site é muito bem mantido e sair do ar poderia ser uma grande perda, considere a nescessidade de reforçar a ideia de um nome para que o site além de bem elaborado, possa continuar livre de qualquer intervenção jurídica, o que poderia prejudicar a todos nós leitores do UD.

  6. Galera pelo que eu li em um site me parece que ele descontinuo o Ubuntu Tweak porque ele não conseguiu fazer o programa entrar na “Central de Programas do Ubuntu”… Ele já tinha “tirado” algumas coisas pedidas pela Canonical – Ubuntu mas não conseguiu sua entrada da “Central” parece que esse foi o real motivo.
    Vi isso no UbuntuVibes… Parece que o desenvolvedor vai fazer outro comunicado brevemente…
    Que tal galera fazermos uma revolução nas redes sociais para a entrado do Ubuntu Tweak na “Central de Programas do Ubuntu”????

  7. Sou a favor de mobilização em prol da continuação do UBUNTU TWEAk… seria ótimo se soubessemos qual o problema com o criador do programa está passando para podermos entender qual a situação e motivo que vai fazer ele parar.

  8. OTIMA noticia. O Ubuntu Tweak vai continuar, esta no software na aba APPS “Thank you Ubuntu Tweak will continued”. Show de bola. E já tem novidade, acrescentaram na aba ajustes papeis de paredes incríveis para deixar o Ubuntu mais elegante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *