Aprenda a usar o BLENDER 2.64

O que é o BLENDER?

Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine. Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL). O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Tirado do Wikipedia

E agora que tal começar a entender e usar este famoso programa em um manual em português? Vai aqui e divirta-se.

Assista aqui o filme SINTEL (em HD e com legendas em português) e repare na riqueza de detalhes feito num programa LIVRE!

Dica do colega Cledilson Nascimento, via Facebook.

5 comentários em “Aprenda a usar o BLENDER 2.64”

  1. O blender é um excelente progrma 3D e este manual é bom, mas não está completo, pois não ensina a esculpir e detalhar. A maior dificuldade do Blender é justamente achara literatura em português. Além disso, a interface do programa muda em cada nova versão, deslocando os menus e comandos de lugar, caducando os manuais e apostilas e tornando mais difícil o aprendizado.

    1. É que na verdade, o Blender começou sua história no fim da década de 80 como ferramenta in-house de estúdio de animação, e como tal, do mesmo modo que o Marionette, da Pixar, ele é uma peça de software em constante movimento, se adaptando e moldando às necessidades presentes dos usuários que o desenvolvem, sendo feito pra agilidade de produção, não de aprendizado. Como qualquer software de nicho altamente especializado, ele é feito pra quem já sabe o que quer fazer. Esse esquema de interface mudar muito de versão pra versão também ocorre com o Marionette, pois a Pixar adapta ele pra a produção atual e os artistas que estão trabalhando nela, exatamente o que a Blender Foundation acaba fazendo durante os open movies, com a diferença que a Pixar guarda tudo a 740430950 chaves e a Blender Foundation libera o programa e o código de graça, além de uma documentação extensiva da produção e materiais de treinamento. Não quer dizer que por o software ser de graça que ele tenha que ser feito pra leigo, tem que se investir em treinamento, seja tempo e/ou dinheiro….

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