A atualização do Ubuntu a cada 6 meses o torna um sistema pior: Por que a Canonical deve mudar as datas de lançamento

Na página do Facebook foi feito um questionário sobre o que as pessoas achavam a respeito das notícias que surgiram essa semana sobre o depoimento da Canonical,no qual pretendem estender um pouco mais os lançamentos das versões do Ubuntu. Analisando corretamente, já está mais do que na hora de mudarmos essas datas.

Fiz meu voto lá dizendo ser contra a extinção dos lançamentos semestrais, pensando sobre o ponto de vista que força as liberações de novas funcionalidades do sistema, tendo um prazo menor para que possamos aproveitar as novidades, surgindo mais rapidamente, acompanhando as novidades.

Mas não é de hoje que as versões que são lançadas como a 12.10 apresentam alguns problemas que fizeram diversas pessoas permanecerem na versão anterior, a 12.04, naturalmente mais estável. Isso é normal, faz parte do processo, durante o semestre que são consertados os problemas mais críticos de acordo com os reports de bugs dos usuários.

Entregar um produto que não está totalmente amadurecido está se tornando algo recorrente com a Canonical, o Ubuntu permanece sendo um ótimo sistema Linux, um dos melhores que temos, porém ao lançarem o sistema semestralmente não estão trazendo melhorias significantes, até porque o coração do sistema se baseia através do Kernel. Devido a pressa que é imposta dos prazos, é mais importante nessas datas o lançamentos de funcionalidades mais superficiais e a estrutura do sistema continua com poucas melhorias.

Lançar o Ubuntu a cada ano seria ideal, o sistema terá um tempo interessante para que seja agregado as novidades previstas, além de poder trabalhar na estrutura.

Alongando o prazo todos teriam a ganhar com isso, torna o sistema melhor, mais sólido, estável e as diversas outras vantagens de sempre. Tudo isso é questão de nos adaptarmos, acredito que o iremos crescer muito com essa mudança, se caso for concretizada.

Diga nos comentários o que você está achando de tudo isso, se concorda, discorda ou é indiferente.