Se você tem Ubuntu, já tem os requisitos mínimos para programar em Python

A cada dia o movimento de tecnologias livres cresce rapidamente, não é a toa que HTML5, CSS3 e jQuery estão abalando o mercado de aplicativos, mas isso são para desenvolvedores front-end, agora o que já está há um bom tempo no mercado e também está ganhando notoriedade é a linguagem Python. Python é uma excelente linguagem para iniciantes, existem diversas pessoas que começaram a programar com Python e nunca trocou de linguagem, ela é orientada a objeto, boa legibilidade de código, multi-plataforma, e tem uma excelente comunidade ativa com eventos e palestras.

Se você utiliza Ubuntu muito provavelmente você já tenha Python instalado em seu computador, abra o terminal e digite ‘Python’ e logo irá abrir o terminal da linguagem. De qualquer forma, veja esses slides do Fernando Masanori que dá uma ótima base sobre a linguagem.

Diversos programas são feitos com Python, Gimp e Inkscape são alguns exemplos, e você saber programar será excelente, pois poderá configurar esses programas de acordo com suas necessidades, além de exercitar seus conhecimentos e ajudar a comunidade.

Python é a linguagem mais recomendada por especialistas para quem deseja iniciar no mundo da programação, ela tem um mercado que está crescendo bastante e tem reconhecimento por bons profissionais, tem excelente documentação e frameworks que são muito poderosos, tais como o Django que é utilizado pela Globo.com, além do que o site do Google foi feito através de Python também.

Usando o Ubuntu e seu poderoso terminal, criar aplicações e gerenciamento de arquivos se torna muito mais simples, além das facilidades para gerenciamento de pacotes e extensões.

Se você utiliza Ubuntu, tenho certeza que naturalmente se houver interesse, com certeza irá gostar de aprender a programar com Python, existem diversas fontes de referência para estudos e etc, se caso houver dúvidas, veja alguns links de alguns textos que criei para quem deseja se aprofundar mais no assunto.

O que é preciso para começar a programar em Python

Aonde encontrar respostas para suas dúvidas Python

Python: Guia de referência para iniciantes

Web2py: Fontes de estudo
Diga nos comentários seus ambientes de desenvolvimento e tutoriais e artigos para aqueles que desejam aprender, mas tem receio ou não tem ainda facilidade para achar fontes de estudo, seja em Java, Ruby, C ou qualquer outra que goste.

6 comentários em “Se você tem Ubuntu, já tem os requisitos mínimos para programar em Python”

  1. Parabéns pelo post! Python é esta em 90% do Ubuntu.

    Outra comunidade de desenv fortemente ativa é a do Node.js, pois é Javascript no backend com toda demanda de frameworks focado em desenvolvimento de aplicativos real-time.
    Além de ser Javascript no backend o que facilita o desenvolvimento em todo aplicativo, quem já é frontend não terá dificuldades em aprender!

    Recomendo esse post caso queiram começar aprender:
    http://www.udgwebdev.com/nodejs-para-leigos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *