Dicas importantes para aprender Ubuntu tranquilamente

Muitos usuários encontram dificuldades para migrar de sistema, acredito que com algumas dicas básicas a sua experiência possa ser bem melhor, vamos lá:

– Experimente o Ubuntu via Virtual Machine antes de fazer a migração total

Ter uma máquina virtual com Ubuntu em seu computador pode te ajudar bastante, vai criando familiaridade com o sistema, vendo suas características e vantagens. Muitas pessoas desejam instalar diretamente o Ubuntu na máquina para a pessoa, mas forçar a adaptação do usuário não ajudará no aprendizado, mesmo que seja voluntário por parte dele.

– Visite fóruns ou grupos de apoio

Temos no Facebook um grupo bem bacana de pessoas que estão dispostas a tirar suas dúvidas e resolver seus problemas, vá lá e compartilhe. Felizmente temos uma comunidade que é bem disposta a ajudar outros usuários, principalmente para aqueles que estão começando.

– Adapte ao seu gosto

Uma das vantagens do Linux é a possibilidade de customização, então adapte o sistema ao que você necessita, veja dicas, tutoriais e artigos explicando diversas formas de se customizar, assim a sua produtividade aumentará, além do prazer, fora as facilidades que o sistema oferece a pessoa.

– Tenha uma pessoa ‘anjo’

Ter uma pessoa ao lado que tenha conhecimentos básicos/intermediários para que possa te dar o suporte imediato é muito bacana, existem horas que podemos nos perder, ter alguém para mostrar os caminhos e passos a seguir é muito importante, ajuda e muito no aprendizado.

E você, quais dicas indicaria para quem está começando com o Ubuntu, deixe seus comentários.