Cuidado com um tutorial linux. Um comando errado pode detonar seu sistema.
A 2 semanas começou o meu martírio no Ubuntu e não foi por culpa do sistema, mas sim por eu ter confiança demais e detalhes de menos. Explico.
Tudo começou quando peguei uma dica no Facebook dizendo que eu iria aumentar o poder de processamento de minha placa de vídeo NVIDIA usando um programa “X” (não vou fazer propaganda) com um simples comando de instalação e ai a mágica surgiria.
Fiz isso, achando que eu daria conta do recado, pois como um ser como eu, que trabalha com Ubuntu a mais de 7 anos iria cair numa armadilha, tendo tanto conhecimento adquirido e muitos contatos de pessoas que poderiam me ajudar com um simples pedido, num é?
Tutorial Linux: começou o inferno!
Ao dar re-boot, perdi o ambiente gráfico. Tentei de várias formas voltar mas não consegui. Parti para a “ignorância”, re-instalando o 13.04. Não consegui. Erros atrás de erros e acabei apelando indo para a versão 12.04.2 LTS, pensando que uma versão mais estável iria dar conta.
Perdi o Grub2 e lá fui eu usar o live-dvdr para instalar o Boot-Repair. GRUB2 de volta.
Depois de queimar 2 dvd-r’s (meu pc não dá boot pelo pendrive), instalei o 12.04. Horas atualizando o sistema e instalando o mínimo, fiz a arte de atualizar o drive do NVIDIA por sugestão do programa da Valve, o STEAM.
Perdi o ambiente gráfico again!
Descobri que os drivers recomendados não eram recomendados para mim! Fiz tudo de novo e aprendi a lição.
Ai, eu procurei por uma solução no site sobre Linux no Brasil mais antigo e conceituado e adivinham? Executei um comando que me fez PERDER vídeos, documentos, textos e outros que nem quero lembrar para não chorar aqui.
Por conta destas ações desastrosas, segue a minha lista de …
5 cuidados ao executar um tutorial linux
- Não se desespere! Procure no Google por seu problema e veja se o tutorial é atual e não uma dica de 2009.
- Nunca confie no primeiro link! Veja se sua questão foi respondida a contento lendo os comentários no blog ou nas redes sociais de quem postou.
- Tutorial sem imagens é furada! Se o autor confia no que postou, porque a preguiça de postar prints de tela? Imagens podem e devem ilustrar melhor os passos a serem tomados e na boa, um bom autor deve ilustrar seus artigos para gerar confiança no que diz.
- Pergunte à pessoas de sua confiança se tiver algum dúvida. Não tenha medo de ser humilde e pedir ajuda. Autoconfiança demais dá meleca.
- O autor deve ter experiência. Um blog de alguns dias de vida não inspira muito, num é? Procure por fóruns e grupos de debates por pessoas que sabem do que estão falando.
Seguindo estes pequenos passos, fica fácil executar um tutorial Linux.
Poxa, eu já passei por algo parecido, e no seu caso: “re-instalando o 13.04. Não consegui”? Caramba… ainda bem que depois de muito lutar com coisas absurdas que eu mesmo fazia e resultavam em total destruição do meu Ubuntu, aprendi a fazer procedimentos com maior grau de cautela. Valeu pelas observações!
Já quebrei muito a cabeça com dicas milagrosas, eu não confio manter meus arquivos no mesmo HD do sistema, mesmo que em outra partição, e ao executar qualquer tutorial eu desligo o HD de dados (no meu caso é externo, fica fácil).
Esse acesso direto ao terminal e facilidade de ser root é um perigo para os mais desinformados (como eu, rsrs)
E Maudy eu te recomendo o seguinte, pra testar soluções milagrosas mantenha um sistema “gêmeo” ou “beta” instalado em outro HD que possa ser facilmente desconectado (Aquele HD velhinho surrado). No meu caso uso o sistema instalado no HD externamente conectado pela pota USB com conversor Sata-IDE/USB, e faço cada teste mais esdrúxulo que o outro, hehe…
Oi Maudy… Tenho uma placa de vídeo ATI 4X (que foi considerada antiga a pouco tempo atrás) …incompatível com o novo X.org e os drivers atuais…. então sei muito bem pelo que você passou pois o mesmo aconteceu comigo o mês passado!!!! Rssss….. Sem Ambiente Gráfico>PC não reconhece pen drive USB 2.0>Desativa USB 2.0 na placa mãe>PC não reconhece teclado>Abre PC pra resetar a bios>Reinstala a LTS>Pensa o que vai fazer da vida agora e muda de derivado do Ubuntu! …. RSSSSS!!!!! por fim desisti de jogar no linux até poder comprar uma NVIDIA…
Infelizmente os drivers de vídeo no Linux eu diria que são “o maior problema” e no caso da querida ATI “o maior problema em dobro”… sofri com eles desde a primeira vez que instalei o Linux e aprendi a “deixar quieto”…rsssssss…. se os drivers open source funcionam então melhor não mexer!… Rssssss
Confesso que já efetuei instalações desta maneira Maudy, mas tive a sorte de não ter acontecido nada. Mas ultimamente costumo sempre ler os comentários antes de efetuar os procedimentos, e procuro sempre consultar uma fonte segura que tenha referência, assim como o seu blog. Parabéns pelo post!!!
é meu amigo eu acabei caindo numa dessa também fui remover uma senha segui um tutorial e acabei me ferrando depois descobri que era mais fácil do que eu pensava só que tive que instalar de novo meu sistema fazer oque né vivendo e aprendendo
Sabe, espero que meu comentário não ofenda ninguém — não é este meu ideal — e nem que seja deletado. Mas vocês já pararam pra pensar onde está o erro mais absurdo dentro de tudo isso?
Ubuntu é o windows do mundo linux, gostemos disso ou não. Em nome da tão sonhada familiaridade, adaptamos o sistema para ser tudo na base do click-continue e “copia esse comando aqui e colá naquele ‘prompt do dos do linux'”.
Não aceito, jamais, aquela contra argumentação que grita: “então você acha que linux é só pra quem é especialista em TI?” Não. Não acho, eu mesmo sou profissional da área de saúde e não tenho curso nenhum em informática ou algo assim, mas sou usuário de linux há uns 10 anos.
Acredito que computadores são como carros: não basta ter disponível para uso que você já está credenciado para sair usando. O contrário disso é, em alguma parte, culpa dos próprios profissionais de TI que mimaram demais os usuários. Por isso dou risada daquelas tirinhas de suporte com usuário pedindo ajuda para colocar ícones na área de trabalho.
Respeito demais o trabalho dos desenvolvedores do ARCH LINUX. Respeito em uma grandeza inversamente proporcional a arrogância da maioria dos usuários. Mas de uma coisa eles estão certos: você aprende linux DE VERDADE. Aprendi, em dois meses de ARCH, mais do que havia aprendido em 10 anos de linux em outras distribuições. Hoje não sou usuário de arch, como disse, não sou profissional da área e prefiro um sistema estável e que me dê pouca dor de cabeça…
Para resolver o problema de verdade é: nunca siga tutoriais. Tente entender como o negócio funciona e utilize os guias apenas como mais material de estudo.
Vírus para linux existem e nós sabemos disso… com essa geração only-buntu não vai demorar muito pra um site postar um tutorial de eye-candy que, na verdade, abre as portas da máquina e, em minutos, milhares de PC estarem expostos… pq ninguém lê o que tá escrito!!!
Também já passei por isso! Algumas vezes até! kkk… acho que gosto de sofrer!
Viva o backup e o h.d. externo! ;)
Eu também tive muitos problemas por causa dos drivers da NVIDIA. O computador da minha irmã é antigo e a NVIDIA não dá mais suporte para a placa de vídeo, então o Ubuntu atualiza automaticamente para o driver open source.
O problema é que o unity fica bugado com o esse driver. Enquanto não encontro a solução, instalei o 12.04.2 LTS com o Unity 2D.
Poxa cara, que meleca mesmo hein!
Valeu pela dica brow, abrax!
É noix!
passei pela mesma situação esses dias, perdi o ambiente gráfico e tentei de tudo e depois tentei reinstalar e nada, ai tive que elimina a partição e instalar de novo, ai atualizando executei outra coisa errada que vi em outro site e perdi de novo o ambiente gráfico huhaua.. tive que fazer tudo de novo já q reinstalação não funcionou again.. ainda bem que meus dados eu deixo em partição separada e em hd externo.
Com certeza isso acontece mesmo, mas depois que eu passei guardar todas as minhas coisas no skydriver nunca mais perdi mais nada…pode explodir tudo que eu recupero todas as minhas coisas….abração
Pagan … em minha humilde opnião vc tem uma razão … a geração only ubuntu pode trazer riscos … porém … o repositório e software center tem muuuuuita coisa … quase tudo que a gente precisa … e se nos focarmos em apenas usar esses softwares … fora disso …. apenas seguindo as 5 regras do Maudy … não vejo grandes probabilidades de uma infestação no ubuntu como temos no software pago ….
A exemplo do que disse uso o youtube-dl ….
aplicativo facil, simples de se usar, sedutor …. porém para atualizá-lo tem uma “pegadinha” interessante:
To connect to yt-dl.org insecurely, use `–no-check-certificate’.
Se o sistema está dizendo que é uma conecção insegura porque eu vou instalá-lo? só se não tiver mesmo outra opção e eu estiver disposto a realmente correr o risco para tentar ver se funciona …
E mesmo assim … se eu quiser mesmo instalar … preciso seguir as 5 dicas … senão …. hehehehe …. vira windows meeeeeesmo
o que não dá pra entender é o por que da Valve não aceitar o driver recomendado…o proprietário sempre vem com um bug…pra que serve o recomendado então????????