Tutorial Linux: 5 cuidados importantes ao executar um tutorial

Cuidado com um tutorial linux. Um comando errado pode detonar seu sistema.

Tutorial Linux

A 2 semanas começou o meu martírio no Ubuntu e não foi por culpa do sistema, mas sim por eu ter confiança demais e detalhes de menos. Explico.

Tudo começou quando peguei uma dica no Facebook dizendo que eu iria aumentar o poder de processamento de minha placa de vídeo NVIDIA usando um programa “X” (não vou fazer propaganda) com um simples comando de instalação e ai a mágica surgiria.

Fiz isso, achando que eu daria conta do recado, pois como um ser como eu, que trabalha com Ubuntu a mais de 7 anos iria cair numa armadilha, tendo tanto conhecimento adquirido e muitos contatos de pessoas que poderiam me ajudar com um simples pedido, num é?

Tutorial Linux: começou o inferno!

Ao dar re-boot, perdi o ambiente gráfico. Tentei de várias formas voltar mas não consegui. Parti para a “ignorância”, re-instalando o 13.04. Não consegui. Erros atrás de erros e acabei apelando indo para a versão 12.04.2 LTS, pensando que uma versão mais estável iria dar conta.

Perdi o Grub2 e lá fui eu usar o live-dvdr para instalar o Boot-Repair. GRUB2 de volta.

Depois de queimar 2 dvd-r’s (meu pc não dá boot pelo pendrive), instalei o 12.04. Horas atualizando o sistema e instalando o mínimo, fiz a arte de atualizar o drive do NVIDIA por sugestão do programa da Valve, o STEAM.

Perdi o ambiente gráfico again!

Descobri que os drivers recomendados não eram recomendados para mim! Fiz tudo de novo e aprendi a lição.

Ai, eu procurei por uma solução no site sobre Linux no Brasil mais antigo e conceituado e adivinham? Executei um comando que me fez PERDER vídeos, documentos, textos e outros que nem quero lembrar para não chorar aqui.

Por conta destas ações desastrosas, segue a minha lista de …

5 cuidados ao executar um tutorial linux

  1. Não se desespere! Procure no Google por seu problema e veja se o tutorial é atual e não uma dica de 2009.
  2. Nunca confie no primeiro link! Veja se sua questão foi respondida a contento lendo os comentários no blog ou nas redes sociais de quem postou.
  3. Tutorial sem imagens é furada! Se o autor confia no que postou, porque a preguiça de postar prints de tela? Imagens podem e devem ilustrar melhor os passos a serem tomados e na boa, um bom autor deve ilustrar seus artigos para gerar confiança no que diz.
  4. Pergunte à pessoas de sua confiança se tiver algum dúvida. Não tenha medo de ser humilde e pedir ajuda. Autoconfiança demais dá meleca.
  5. O autor deve ter experiência. Um blog de alguns dias de vida não inspira muito, num é? Procure por fóruns e grupos de debates por pessoas que sabem do que estão falando.

Seguindo estes pequenos passos, fica fácil executar um tutorial Linux.