Como sincronizar arquivos em pastas diferentes no Ubuntu

Como sincronizar arquivos em pastas diferentes no Ubuntu usando o Grsync

Preciso sincronizar arquivos em pastas ou partições, como faço?

É muito comum hoje em dia, termos medidas de segurança para não perdermos arquivos e documentos. Existem vários serviços de hospedagem nas nuvens (on cloud) como o Ubuntu One ou o famoso Dropbox, mas imagine que você tem um pendrive ou um HD externo, que existem como uma mídia física e confiável, onde você possa salvar seus arquivos por segurança e que, talvez, você não confie nestes serviços online.

Use o GRSYNC

O grsync é uma interface gráfica simples que usa o GTK2 para o programa de linha de comandos chamado rsync.

Atualmente ele suporta apenas um conjunto limitado das funcionalidades mais importantes do rsync, mas pode ser usado eficazmente para sincronização de diretórios (pastas) locais.

Como sincronizar arquivos em pastas diferentes no Ubuntu

Instalando o Grsync

É muito fácil! Basta procurar pelo nome no campo de busca na Central de Programas do Ubuntu e instalar. Simples assim, oi! Testado na versão 12.04.2 LTS.

Depois de instalado, digite grsync no dash (logo do Ubuntu no lançador ou aperte a tecla “Super” – aquela com o logo do Windows no teclado) do Unity e selecione-o. Ele é muito intuitivo e com algumas configurações personalizadas você terá uma ótima ferramenta de backup.

Sincronizar arquivos no Ubuntu

Eu aconselho a leitura deste artigo e na página da comunidade oficial para entender e usar muitas opções do poderoso recurso rsync.

Pronto, agora você pode sincronizar seus documentos em pastas ou mídias diferentes no Ubuntu.