O mercado de trabalho é dividido em 2 vertentes: Trabalhos open source e trabalhos corporativos. Como funcionam? Os trabalhos corporativos geralmente trabalham com sistemas e tecnologias privadas, aqueles sistemas que são secretos por questões de segurança e existem diversas pessoas das quais fazem a manutenção dele e outras coisas. Já o pessoal do mundo software livre é focado em divulgar seus trabalhos e projetos. Em ambos os casos há suas vantagens e desvantagens, mas o que é mais interessante é o compartilhamento de conhecimento, coisa da qual o Linux e Ubuntu valorizam muito.
O Ubuntu é um dos sistemas operacionais preferidos dos desenvolvedores. Por quê? Devido a sua estabilidade, facilidade de instalação de ambientes de desenvolvimento e o poder que o terminal proporciona. O que é legal do Ubuntu é que permite que seja desenvolvido qualquer tipo de plataforma dentro dele, se em casos específicos que são necessários ambientes Windows, o Wine pode suprir sem problemas suas necessidades, tendo o Ubuntu no fundo.
E então, porque programadores preferem Linux?
Em suma, o terminal é a grande chave da preferência, acredito que se você está lendo esse artigo deva ter o mínimo de conhecimento de como funciona o terminal, se não tiver não há qualquer tipo de problema, em poucas pesquisas dentro do site (Ubuntu Dicas) tenho certeza que ficará familiarizado. O terminal oferece a vantagem de criamos aplicações e instalar pacotes de forma simples. Linguagens de programação que atualmente estão em destaque são baseadas em ambientes que tem terminal, tais como Python ou Ruby.
É que nem aquela história que todo mundo conta e quase ninguém acredita, confesso que nem eu acreditava, que uma vez que pega gosto no Ubuntu, raramente encontrará satisfação em outro sistema. Por que digo isso? As facilidades e possibilidades de configuração que o Ubuntu oferecem facilitam e muito nas configurações de sistema, além dos ambientes isolados que organizam melhor nossas ideias.
Temos diversas outras vantagens, servidores, ssh, bancos de dados, deployment e ferramentas de desenvolvimento. O que faz a diferença é pelo fato do sistema ser robusto, estável e personalizável. Quando se trabalha com desenvolvimento é necessário diversas configurações personalizadas para cada projeto, sendo assim ambientes isolados são fundamentais para organização.
Diga suas razões para usar Ubuntu ou Linux como ambiente de trabalho e desenvolvimento.
Não sou programador e uso por segurança, liberdade, preço e independencia.
só mantemos o windows aqui na empresa porque nem todos conseguem se livrar do MSOffice (ainda).. o resto é tudo OSS :)
Sou programador e aqui na empresa os motivos de usarmos linux, além de ser de graça, confiável, estável, se aplica exatamente no que foi citado no post quanto ao uso do terminal pra muita tudo, o terminal é realmente muito poderoso quando se trata de programação.
Como descrito no texto, uma vez usando linux (no meu caso Ubuntu), não consigo mais usar o Windows. Não sou programador, embora o Linux te proporciona muito isso através do terminal. A facilidade com que uso o Ubuntu é impressionante, quer seja pela estabilidade, segurança e rapidez do sistema. Uso e recomendo para muitos o uso do SO. E como citado pelo Bawlaw, uso no meu Ubuntu o pacote Office numa boa, via CROSSOVER, mas também tenho o WINE.
Não sou programador mais o terminal é tão bom e fácil de usar que quem me vê usa-lo pensa que eu sou.
Eu utilizo o wine para emular alguns programas que só rodam no windons e nunca tive problemas com ele.
O terminal é muito poderoso, além da flexibilidade que o sistema oferece para programadores como eu. Windows no meu computador foi deixado em uma máquina virtual. Quando precisar… tá lá!
Eu sou um usuário “civil”, e utilizo mais pela segurança contra vírus, e claro, por ser totalmente grátis. Em outros tempos também adorava a velocidade do Ubuntu, mas atualmente ele anda meio pesadão.
Enfim, ainda são muito mais prós do que contras, e sigo utilizando em dual boot no meu notebook.
Depois de um tempo você acostuma com a metodologia, software livre, compartilhar com a comunidade. Sou desenvolvedor Java e não tenho problema no desenvolver através dele. No começo eu mantia o dual boot com o sistema Windows. Hoje em dia só utilizo o sistema Ubuntu utilizando as ferramentas que o software livre me propõe.
Sou programador e não gosto de programar no Linux!
Bla bla bla mais seguro, blablabla de graça…
Uso Windows 7 + Fedora em dual boot
SEMPRE tive problemas com o ubuntu, muito instavel sobre o meu ponto de vista. Alem do fato de ser o mais vulneravel dos Linux, se vc prestar atenção o ubuntu é o mais “facil” de “ownar” em servidores…
Gosto do Linux, porem para desenvolvimento prefiro o Windows, tudo mais rapido e facil.. Quando não estou programando estou no Linux.
Pra quem tambem trabalha com Design as ferramentas da Adobe são de fundamental importancia.
Sou um arquiteto velho e um velho arquiteto, utilizei o Windows por muito tempo, aí mudei para o Linux – Ubuntu, quem fala que não atende para a utilização do Design, tenho dúvidas. Existem o Gimp tão bom quanto o $Adobe, o Blender com melhor despenho com placas Nvidia em paralelo tão bom quanto o $3Dmax e agora o Librecad tão bom quanto o $AutoCad, sem contar com a infinidade de softwares. Ainda não esta perfeito mas não demorará muito para ficar entre o melhor OS. E o melhor de tudo é a opção de escolher e não engolir
eu tb uso muito o terminal, sei copiar e colar comandos como ninguem mwahahaha
O terminal é uma poderosa ferramenta que pode automatizar processos de compilação de forma bastante eficiente. Fazendo scripts bem elaborados + Gedit não precisa de IDE nenhuma, pelo menos para Java e C++. O melhor sistema de desenvolvimento C, C++ para quem entende é um Unix (que foi o primeiro SO escrito em C). Agora com o framework do Qt 5.1 para revitalizar o C++ quem sabe podemos esperar coisas boas no futuro da programação código aberto ( e também código fechado sendo feito a partir de ferramentas código aberto ).
Gostaria de uma ajuda de vocês a respeito de um problema que tenho com o Netbeans no Linux. Não uso pra tudo o Linux por causa deste problema. O Netbeans simplesmente trava ao usar o auto-complete de código enquanto estou debugando. Isso está muito chato, se alguém tiver passado pelo mesmo problema e puder me ajudar serei grato.
Att Diego Moreira