Chegou ao fim o repositório Medibuntu. Veja como atualizar seu sistema.
Logo ao entrar no site oficial “http://www.medibuntu.org/“, nota-se a frase:
O Projeto Medibuntu chegou ao fim.
Para mais detalhes, de acordo com o site oficial, deve-se entrar neste link: https://launchpad.net/
Por quê o fim do Medibuntu?
No dia 11.09.13, todos os repositórios do Medibuntu foram fechados, pois não é mais necessário utilizá-lo. Os pacotes com o tempo se tornaram obsoletos, desnecessários ou foram movidos para repositórios oficiais do Ubuntu.
Porém, há um pacote necessário para instalar que havia no Medibuntu e não há nos repositórios oficiais: o libdvdcss (libdvdcss2).
É com este pacote que é possível ler DVD’s. Se seu computador com Ubuntu não lê DVD, instale este pacote (dependendo do caso, outros pacotes multimídia) e teste.
O sistema pode ler DVDs sem o pacote normalmente, mas há alguns DVDs que contém bloqueios que acabam fazendo com que o sistema não consiga ler. Mais comumente encontrado este tipo de problema com DVD original. E este pacote ajuda a lê-los, além de dar o suporte para “ripar” (fazer um backup do mesmo).
Para quem usava o repositório Medibuntu, remova.
Veja se há alguma linha no sources.list com estes repositórios e apague:
deb http://packages.medibuntu.org/ "seu sistema" free non-free deb-src http://packages.medibuntu.org/ "seu sistema" free non-free
Se não houver, veja se existe um arquivo na pasta sources.list.d e apague:
ls /etc/apt/sources.list.d/ sudo rm /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
Sobre a substituição de repositórios Medibuntu, fiz uma análise com um Live USB para ver se realmente os pacotes que continham neste repositório migraram para os repositórios oficiais.
Verifiquei os seguintes pacotes com o seguinte comando:
apt-cache show gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-ugly flashplugin-installer faad ffmpeg ffmpeg2theora mencoder freepats libmjpegtools-dev libass4 libcdaudio1 libdirac-encoder0 libflite1 libgme0 libgstreamer-plugins-bad0.10-0 libmimic0 libmms0 libmodplug1 libmpcdec6 libofa0 libslv2-9 libsoundtouch0 libspandsp2 libvo-aacenc0 libvo-amrwbenc0 libwildmidi-config libwildmidi1 libzbar0 libzvbi-common libzvbi0 gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad | grep -A 2 "Package"
Mostraram que usam os repositórios “main, universe e multiverse“, e não mais o Medibuntu.
Porém, ao se instalar os tais pacotes e os mesmos necessitarem de atualização, notei que acabam usando também os repositórios “security, updates e proposed“.
Notei também que, os pacotes:
cdtool dvd+rw-tools cdrdao normalize-audio vcdimager dvdauthor sound-juicer soundconverter thoggen avidemux mediainfo mediainfo-gui vlc vlc-data vlc-dbg vlc-plugin-fluidsynth vlc-plugin-jack vlc-plugin-notify vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svg vlc-plugin-zvbi arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree libxss1 chromium-browser
Usam, na maioria, os repositórios “universe e multiverse”
No entanto, para quem usava o Medibuntu, apenas habilite os seguintes repositórios:
Pacotes normais:
main, universe, multiverse
Opção para upgrade:
precise-security, precise-updates, precise-proposed
Em seguida adicione o repositório onde o pacote libdvdcss (libdvdcss2) foi adotado com exatamente os seguintes comandos:
sudo touch /etc/apt/sources.list.d/libdvdcss.list sudo sh -c "echo 'deb http://ftp://ftp.videolan.org/pub/debian/stable /' >> /etc/apt/sources.list.d/libdvdcss.list" sudo sh -c "echo 'deb-src http://ftp://ftp.videolan.org/pub/debian/stable /' >> /etc/apt/sources.list.d/libdvdcss.list"
Adicione o GPG do novo repositório e atualize as informações:
wget -O - http://download.videolan.org/pub/debian/videolan-apt.asc | sudo apt-key add - sudo apt-get update
Para quem não tem o pacote instalado, instale:
sudo apt-get install libdvdcss2
Fontes:
https://help.ubuntu.com/
https://launchpad.net/
http://www.videolan.org/
Artigo feito pelo colaborador Elppans D. Elven
Dúvidas ou sugestões sobre o Medibuntu, comente abaixo.
Meu amigo, como s faz para habilitar os repositórios Main, Multiverse e Universe no ubuntu 13.04. Eu fiz o procedimento, eu sou usuário e estudante de linux e tem muita coisa ainda que to aprendendo, sendo que habilitar esses repositórios não sei, tem como você mandar os comandos para para habilitar, e dizer em qual diretório estes estão, eu agradeço
Existem 2 modos de habilitar estes repositórios:
1º) Via terminal.
Vá ao terminal e digite:
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list
No arquivo que aparecer, veja se tem alguma linha com o começo igual a “deb” ou “deb-src” e veja se está com um “#” e retire.
Por exemplo:
#deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu precise universe
Retirando o “#“, vai ficar assim:
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu precise universe
Daí é só achar qualquer linha que tenha estes repositórios e descomentar (retirar o “#“)
2º) Talvez para você seja mais fácil, via gráfico:
Abra o Centro de Software clique em Editar -> Canais de Software.
Na janela que surgir, há várias opções para marcar ou desmarcar na frente, é só deixar marcado.
Há 2 abas que dá pra marcar as opções. A aba Aplicativos Ubuntu e a aba Atualizações.
Eu normalmente deixo tudo marcado, porque eu uso tudo mesmo.
Depois de marcar as opções, vá ao terminal e atualize estas informações com o comando:
$ sudo apt-get update
Recentemente fiz um upgrade e teria que instalar e atualizar os dois Notebooks, eu vi que o medibuntu não estava mais funcionado e optei por fazer um remaster em um pendrive, funcionou mas não e o jeito que eu gosto de manter as minhas maquinas, gosto de inciar tudo do zero,mas se já da para instalar tudo sem ele vou refazer minha instalação do zero, valeu mesmo pela dica.
So para complementar, o Remastersys também já era, por sorte eu tinha ele instalado e consegui fazer o remaster, mas ainda não encontrei algo parecido com o remastersys
Segui as dicas deste site: http://www.ubuntu-guia.com/2013/09/medibuntu-desaparece.html e funcionou muito bem.
É exatamente a mesma coisa.
A única coisa que mudou aqui é ao adicionar o GPG. Neste link que você mostrou nós temos dependências ao comando curl, quanto aqui podemos usar o padrão wget.
2º. Neste seu link, o comando para adicionar o repositório está errado na seguinte parte:
“deb ftp://ftp.videolan.org/pub/debian/stable ./”
Note o ./ ( ponto barra). Tem de ser só a / (barra).
O pacote “ubuntu-restricted-extras” é ótimo, mas não é tão completo assim. Eu também uso, mas uso outras opções que necessito.
3º. Esta parte do tutorial:
sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh
Não é necessário mais fazer, mas pode fazer de boa.
estava dando erro no .list, tomei a liberdade de mudar para:
sudo -i
echo ‘deb http://ftp.videolan.org/pub/debian/stable /’ >> /etc/apt/sources.list.d/libdvdcss.list
echo ‘deb-src http://ftp.videolan.org/pub/debian/stable /’ >> /etc/apt/sources.list.d/libdvdcss.list
wget -O – http://download.videolan.org/pub/debian/videolan-apt.asc | apt-key add –
apt-get update
apt-get install libdvdcss2
Blz… Também notei que na matéria ficou faltando o “>>”, então você fez certo.
Note que o parâmetro “-i” substituindo o “sh -c” serve apenas para comandos feitos na hora, já o parâmetro “sh -c” serve tanto para o comando na unha quanto para se usar em scripts em bash e outros.
sudo sh -c “echo ‘parâmetro’ >> ~/arquivo” (usado também em Scripts)
ou
sudo -i echo ‘parâmetro’ >> ~/arquivo (não muito bom para usar em Scripts)
Opa….. Maudy acertou o parâmetro. Agora a matéria está 100% ><"
fiz tudo direitinho mas no meu 12.04 não da certo. aparece o seguinte.
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/Release.gpg Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/earth/deb/dists/stable/Release.gpg Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/Release.gpg Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/Sources Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/Packages Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://ftp//ftp.videolan.org/pub/debian/stable/en Algo estranho aconteceu ao resolver ‘ftp:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/main/binary-i386/Packages Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-en Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/earth/deb/dists/stable/main/binary-i386/Packages Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/earth/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/earth/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/earth/deb/dists/stable/main/i18n/Translation-en Algo estranho aconteceu ao resolver ‘dl.google.com:http’ (-5 – Não há endereço associado com o nome)
E: Alguns arquivos index falharam ao ser baixados. Eles foram ignorados, ou cópias antigas são usadas ao invés.
thiago@thiago:~$ sudo apt-get install libdvdcss2
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote ‘libdvdcss2’ não tem candidato para instalação
pode me ajudar?
No site oficial: http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html, diz
http://download.videolan.org/pub/debian/stable/ e não
http://ftp://ftp.videolan.org/pub/debian/stable
Aviso:
O repositório “http://videolan.org/pub/debian/stable /” não existe mais, portanto para adicionar o repositório do videolan basta fazer o seguinte comando:
Comando para o Repositório estável:
sudo add-apt-repository -y ppa:videolan/stable-daily
Comando para o Repositório para teste:
sudo add-apt-repository -y ppa:videolan/master-daily