Systemback: o ponto de restauração do Ubuntu

Systemback: o ponto de restauração e criação de um LIVE dvd do seu Ubuntu

Quem nunca mexeu tanto no Ubuntu a ponto de estragar um ambiente de trabalho, um programa de edição ou perder uma pasta importantíssima? Aí você se perguntava “como eu recupero meus arquivos???”. Chegou a hora de aprender usando o Systemback.

Este programa tem como foco criar um ponto de restauração (assim como conhecemos no Windows) que você poderá recuperar a qualquer momento o seu sistema depois de alguma burrada homérica.

Instalando o Systemback

Abra o terminal (Ctrl + Alt + T) e cole os comandos abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:nemh/systemback
sudo apt-get update
sudo apt-get install systemback

O processo de criação de um ponto de restauração demora pelo menos uns 10 a 15 minutos, pois ele vai buscar toda a sua pasta /HOME e claro que isso dependerá do tamanho de sua pasta.

Como pode conferir nas imagens acima, o programa tem muito mais opções do que apenas criar um ponto de restauração.

Funciona no Ubuntu da versão 12.04 a 13.10.

Opções:

  • criar ponto de restauração do sistema;
  • criar uma cópia do sistema;
  • instalação do sistema;
  • criar um sistema LIVE (lembram do Remastersys?);
  • reparo do sistema (GRUB2) e
  • ignorar arquivos/pastas no processo de criação.

O Systemback é uma ótima ferramenta e que você deve guardá-la com carinho.

14 comentários em “Systemback: o ponto de restauração do Ubuntu”

  1. Ele também ajuda, se a pessoa já tiver feito a burrada ? rsrs
    No meu caso, eu sem querer desmarquei a opção pra manter o ícone do Eclipse no lançador e toda vez que to usando o eclipse, que vou pra outra aplicação não consigo mais voltar ao eclipse.

  2. Excelente programa! Obrigado por divulgá-lo e ensinar a instalar o Systemback! Pessoalmente sofri para instalar pq sou meio inexperiente no mundo linux e instalei via terminal. Instalou apenas a interface para a linha de comando e pensava ter instalado tudo. Chamando pelo terminal, abria sem interface gráfica. No menu de aplicações não aparecia. Só depois descobri que tinha que instalar a interface gráfica separada, o que fiz com a central de programas. Pelo menos para mim foi assim. Deu trabalho mas valeu a pena.
    Só não entendi a diferença entre ponto de restauração e cópia do sistema. Cópia do sistema seria para instalar em outro computador? Mas para isso tem a opção Criar Sistema Live. Então, qual a finalidade da cópia do sistema?

  3. Amigo preciso do systemback no meu Lubuntu 17.04 instalado mais não consigo instalar, preciso gerar uma iso do meu sistema Lubuntu 17.04 você pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *