Stoq gestão comercial e industrial

Stoq é um conjunto inovador de aplicativos de gestão comercial e industrial disponibilizado como software livre.

Stoq

A gestão de uma empresa ou negócio é fundamental para seu sucesso e para isto uma boa ferramenta de automação ajuda muito. Manter atualizado o cadastro de clientes, o estoque, as contas a pagar e receber pode melhorar os resultados alcançados. Até aí nenhuma novidade. O problema é que nem todos os empresários tem condições financeiras de adquirir um aplicativo de automação comercial e muito menos pagar a licença de uso do Sistema Operacional a ser instalado em cada computador. Então o que fazer?

Imagine que você tem uma empresa de auto peças e precisa administrar o estoque de peças da Mercedes-Benz.

O aplicativo Stoq é formado por utilitários de controle de vendas, acompanhamento de clientes (CRM – Customer relationship management), gestão de compras e estoque, apuração de impostos, impressão fiscal via ECF e impressão de cheques.

Este aplicativo apresenta uma navegação fácil e suas funções são divididas em módulos. O Stoq possui suporte para vale compras, faz o acompanhamento das comissões pagas as administradoras de cartão de crédito, controla os pagamentos feitos por empresas de crediário e é compatível com várias impressoras fiscais, balanças e leitoras de códigos de barra. Tudo isto pode ser utilizado em um ambiente com uma ou várias lojas.

Como instalar o STOQ

Abra o terminal (Ctrl + ALT + T), copie e cole os comandos abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:stoq-dev/lancamentos
sudo apt-get update
sudo apt-get install stoq

Agora é sair usando o STOQ e ser feliz.