Quando devo migrar para o Ubuntu?

O que qualquer pessoa deseja quando utiliza o seu computador? Segurança, estabilidade, rapidez e performance. Simples assim, e o Ubuntu é disparadamente uma das melhores opções existentes no mercado, grandes sites e empresas apoiam o sistema, amplamente divulgado em sites e revistas, há uma forte comunidade dando suporte tanto aos novos usuários quanto os mais experientes, além de a cada dia a mais está crescendo muito em relação a jogos, que sempre foi um ponto negativo, sendo que com a vinda da Valve, muitos usuários estão repensando a sua escolha de sistema operacional, e claro, é totalmente gratuito e sempre será.

Mas o meu atual sistema atende muito bem as minhas necessidades diárias, então porque devo mudar? Steve Jobs disse uma vez: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”, ou seja, o tamanho da sua satisfação ao invés de ser bom, pode se tornar excelente sem você saber.

Veja alguns diferenciais em que o Ubuntu se destaca.

O sistema te força a pensar um pouco mais sobre suas decisões, aumentando sua segurança.

Grande parte dos problemas de vírus e ataques aos computadores é por causa da falta de cuidado ou informações básicas de segurança por parte do usuário, infelizmente não há um preparo adequado para a grande maioria, abrindo brechas para crackers e ladrões web. Qualquer decisão como atualização, instalação ou alteração do sistema é perguntado ao administrador(você) se está ciente do que está acontecendo, trazendo maior controle, evitando instalações de programas não necessários e de fonte desconhecida, bloqueando a entrada de arquivos e programas maliciosos.

Travamentos? Nunca mais!

Uma vez ou outra nos deparamos com alguns travamentos indesejáveis, atrapalhando nossa produtividade e o andamento de projetos e trabalhos. O Ubuntu apresenta um forte sistema estruturado que não permite instabilidades ou sobrecargas de programas e aplicativos. Há diversos programas poderosos e leves que são totalmente flexíveis, podendo ser personalizados de acordo com suas preferências.

Ligar e desligar o computador não será mais um tormento e atraso de vida.

Há horas em que estamos com uma enorme pressa de ir embora para algum compromisso, e já se viu parado de pé, ao lado do computador esperando ele terminar de atualizar o sistema, para só depois desligar o estabilizador? Todo mundo já passou por isso, e ainda passa. Com o tempo perdemos minutos preciosos, além de nos deixar nervosos e ansiosos. Abrir navegador ou um editor de texto é muito rápido, chegando a ser quase instantâneo, até porque estamos em uma era em que não podemos perder tempo, ele é muito valioso para ser desperdiçado. O Ubuntu liga e desliga muito rápido, no meu caso por exemplo, desligamento em 6 segundos.

O Ubuntu é uma solução completa, contém as mais recentes tecnologias e métodos de segurança, visando sempre fornecer a melhor experiência ao usuário, proporcionar soluções gratuitas ou a preços justos são algumas das diretrizes do sistema. Uma comunidade que tem prazer de auxiliar os iniciantes, além de ser ótimo para quem deseja aprender programação ou desenvolvimento de aplicativos web através do seu poderoso terminal. Não tenha medo do terminal, você verá o quanto ele é poderoso e transforma tudo mais simples.

Se você tem a sensação de que está faltando algo, que existem detalhes que te incomodam e atrapalham, problemas em sua navegação pela internet, seja bem vindo ao Ubuntu, sistema pelo qual grande parte dos problemas diários podem ser solucionados instantaneamente.

Esqueça tudo o que você ouviu falar sobre o quanto ele é difícil, complicado e feio. Um dia ele já foi assim, mas quem vive de passado é museu, ele evoluiu, e muito. A taxa percentual das pessoas que experimentaram Ubuntu e voltaram para seu antigo sistema é muito baixa, claro que como qualquer transição há dificuldades, mas por isso estamos aqui, para te ajudar e esclarecer suas dúvidas e medos.

12 comentários em “Quando devo migrar para o Ubuntu?”

    1. Harlan, geralmente quando há travamentos não é o Ubuntu que trava, mas sim o programa ou programas abertos. O sistema operacional tem uma forte estruturação, então as vezes devido aos programas instalados o sistema possa apresentar instabilidades, porém se seu Ubuntu ocorre travamentos também é de se analisar se as configurações feitas podem não estar de acordo com os requisitos do sistema. Varia em cada caso, mas com certeza isso não é comum.

  1. Parabéns pelo post. Você escreveu tudo aquilo que mais me atrai no Ubuntu e que me fizeram escolher esse SO para todas as minhas atividades.

    1. A versão 12.10 apresentou muitas novidades em relação a antiga versão, o 12.04. Por exemplo, tive problemas com a nova versão, e um deles foi a velocidade de abertura e fechamento do sistema, assim como você. No sistema houve implementações de diversas features interessantes, porém elas sobrecarregam o sistema, deixando ele um pouco lerdo, sendo necessário que haja uma máquina com maior potência para ter um desempenho padrão.

      No seu Ubuntu não há problema algum, ainda deve haver um intervalo de tempo para que a Canonical possa liberar atualizações que façam a diferença no desempenho.

      A nova versão veio como forma de teste beta para a inclusão dessas features, o Ubuntu se encontra em uma fase de transição, principalmente com a vinda de jogos através da Valve, então vale muito a pena esperarmos um pouco para vermos os resultados de todo esse processo.

      Grande abraço.

  2. uso o 12.04 no meu netbook e funciona muito bem, inicia e desliga rapidamente e ainda personalizei com cairo-dock e efeitos no compiz.. porém ainda não migrei minha desktop pq não consigo ver video em alta resolução na internet… o video fica lento e dando lag… ex: espn e nba league pass… já youtube e streaming vejo normalmente…

    1. Tive problemas com a versão 12.10 em relação a travamentos de vídeos, acredito que a compatibilidade do Flash na nova versão não estava dando certo, junto com alguns problemas de arquivos corrompidos do Unity. Acho que já devem ter arrumado isto, mas no 12.04 estou satisfeito. Também utilizo no netbook e acho sensacional.

  3. Sinceramente esse negocio de tormento em ligar e desligar já não é isso tudo, pelo menos não no ubuntu. O meu liga praticamente igual o windows e desliga um pouco mais rápido. Foi-se o tempo de ligar em 10 segundos e desligar em 2… INFELIZMENTE!!!

    1. Yago, concordo, o sistema não é tão rápido quanto antigamente pois foi implementado diversas features, porém o grande diferencial dele em relação ao Windows é que não é necessário esperar diversos minutos para que haja a atualização do sistema, justo na hora em que for desligar.

  4. em minha casa havia windows mas ó havia reclamações por causa de viris ia direto pra formatação
    Ai mostrei a minha esposa e filhas o Ubuntu 11.10 que foram aprendendo aos poucos lidar com ele
    Hoje ninguém mais quer saber de windows aqui em casa

  5. Olá, já utilizei ubuntu em universidade publicas. estou a procura de alguém que me ajude a escolher um bom notebook para ubuntu. Vejo da dell mas quando leio os comentários me desanima. Não sei se será um investimento certo. Alguém poderia me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *