E as previsões do Pai Maudy de Oxumlelé começam a se concretizar. Tremei-vos!
A Adobe anunciou esta semana duas novas iniciativas no campo do código aberto. O objetivo dos projetos é auxiliar a criação de componentes de alta qualidade para o Flash.
O Open Source Media Framework (OSMF) permite que os desenvolvedores criem players de mídia para rodar vídeos, enquanto o Text Layout Framework facilita a criação e manipulação de tipografia e layout das fontes para apresentações.
As duas plataformas estão disponíveis gratuitamente para download no site da empresa, que acredita nas possibilidades de monetização oferecidas pelos produtos.
A abertura do código é uma tentativa da Adobe de lutar contra a concorrência que começa a crescer no mercado, como é o caso do Silverlight, da Microsoft. Com os programas nas mãos dos desenvolvedores, a companhia tem mais chances de expandir a aceitação de seu padrão na rede.
Então, meu nobres leitores? Percebem o que digo sempre? As empresas não estão conseguindo suas metas e no desespero agem de bonzinhos, ou seja, liberam o código-fonte para que os desenvolvedores façam o trabalho limpo que deveria ser deles. É assim como o Google faz com seus addons e gadgets.
Todos saem ganhando com isso.