As Dificuldades de um Usuário Linux Iniciante

post enviado pelo leitor @Itulu_zulu

Nada é mais angustiante do que você possuir uma dúvida terrível e não saber a resposta, e pior ainda, não ter ninguém que você conheça que possa resolver o problema.

Muitos usuários Linux/Ubuntu se sentem nessa situação, e isso pode ser um dos fatores que podem afastar os usuários leigos do mundo Open Source.

Falo isso por experiência própria: havia me cansado de ter que escanear meu PC todo dia pra ver se tinha vírus, navegar sempre com medo de que determinado site pudesse comprometer meu software e sem contar as mil e uma das preocupações que um usuário CONSCIENTE (essa palavra é muito importante) Windows tinha que ter ao ligar o computador.

Procurando me livrar destes tormentos, fui pesquisando na internet sobre um tal Ubuntu que um amigo meu havia me falado e que ele rodava em uma tal Máquina Virtual no PC dele. Sozinho e sem auxílio de ninguém (se em Estados desenvolvidos como São Paulo existem poucos profissionais com conhecimento em Linux, imaginem então aqui no Maranhão…) resolvi testar, depois de um mês lendo apostilas e mais apostilas, o Ubuntu. Estava entusiasmado pra usar e abusar de toda a liberdade e funcionalidade que tanto havia lido durante as angustiantes 4 semanas.

A primeira dificuldade apareceu justamente com uma das coisas que mais se criticam em todos os SO com plataforma Linux: incompatibilidade de hardware. Não conseguia entender o por que que toda vez no meio da instalação havia uma paralisação de todo o processo, creio que depois da 10ª tentativa descobri, sem querer, o problema: a Placa-Mãe era incompatível com o sistema.

Utilizando algo que até agora não entendi como funcionou, consegui rodar o Ubuntu (9.10 Karmic Koala, nome que nunca esquecerei na vida) e pouco a pouco fui me adaptando ao novo ambiente e adorando a nova experiência. Claro que houve os problemas com os programas e codecs mas como havia lido muito antes de usar ( e eu acho que isso é muito importante para quem quer utilizar qualquer distribuição sem incômodos) já estava “blindado” contra isso.

Em função disso, os fóruns, sites, blogs, vídeos, tutorias e tudo que estejam ligados com Linux/Ubuntu, são muito importantes em razão da quantidade limitada de pessoas com conhecimento em Software Livre disponíveis no mercado. Por isso a comunidade Ubuntu tem o comprometimento em atender sempre bem os iniciantes que precisam de auxílio e isso é algo que a vinda de novos usuários Linux.