Campanha UbuntuDicas #LinuxFreeInstall

por Danilo G. Magrini

A maioria das pessoas acredita que só é possível colaborar com a comunidade Open-Source ajudando na codificação(programação) ou na criação de um aplicativo. Ledo engano. Existem diversas outras formas de contribuir com projetos Open-Source como por exemplo doações, apoio em eventos, patrocínios, traduções de documentos e softwares, teste de versões alpha, beta, release e o envio dos problemas encontrados nos sites oficiais, participação em fóruns, divulgação, postagens de artigos, tutoriais e dicas em sites, blogs ou redes sociais e diversas outras. Tenho um amigo que para cada servidor instalado ele faz uma doação, em espécie, para um projeto como por exemplo squid e sarg. Achei esse um conceito interessante.

Ontem eu estava instalando um Ubuntu Desktop 10.10 para um amigo que nunca tinha usado Linux e pensei que esta seria uma outra forma de contribuição e como ultimamente estou muito envolvido em um projeto pessoal, não me sobra muito tempo para as outras formas de colaboração.

Sendo assim eu, em parceria com o site UbuntuDicas, decidimos criar a “Campanha UbuntuDicas #LinuxFreeInstall”! O objetivo é divulgar e realizar instalações de GNU/Linux gratuitamente. Sim isso já existe e chama-se Install-Fest, porém a idéia aqui é que os instaladores coloquem seu conhecimento e tempo a disposição dos interessados, e estes entrarão em contato via twitter com o instalador para combinar data, hora e local para a instalação.

Se está interessado em participar como instalador e/ou divulgador basta realizar o seguinte procedimento:

Participante Instalador: Tuite a seguinte mensagem: “Campanha UbuntuDicas #LinuxFreeInstall http://bit.ly/hYfSMP Estou participando na região de sua_cidade/seu_estado.

Participante Divulgador: Acompanhe o marcador(hastag) chamado #LinuxFreeInstall e retuite os instaladores participantes.

Obviamente que a campanha não se resume ao twitter, você pode divulgá-la em seu site, blog, perfil social e até mesmo através do famoso boca-a-boca. Eu já estou participando, retuite http://twitter.com/#!/DaniloMagrini/status/48848219983200256 . Para acompanhar o marcador não é necessário ter uma conta no twitter, basta acessar a url: http://twitter.com/search?q=%23linuxfreeinstall