Educação à Distância: Livre e pronta para usar

Enquanto a maioria dos estudantes ainda se desloca até as escolas para suas aulas, um número cada vez maior de alunos faz isto sem sair de casa. É só acompanhar a quantidade de cursos à distância que tem surgido.

O precursor desta modalidade foi o IUB – Instituto Universal Brasileiro com seus cursos de eletrônica e apostilas enviadas pelo correio. Naquela época a interatividade entre aluno e professor ocorria via postal e, em alguns momentos, por telefone.

A Internet teve um papel fundamental nesta nova realidade. Com seus acessos em banda larga e recursos multimídia tornou tudo muito mais próximo, mais fácil e mais interativo.

As oportunidades de comunicação entre os estudantes e professores aumentaram exponencialmente. Isto exigiu uma mudança nestes dois personagens. No caso dos alunos, maior disciplina e organização. Para os professores, além de precisarem conhecer as novas ferramentas de ensino, assumem cada vez mais o papel de facilitadores para o processo de aprendizagem dos estudantes.

Para que estas vantagens sejam efetivamente utilizadas precisamos de aplicativos sofisticados desenvolvidos com apoio de professores e técnicos que permitam oferecer o máximo aos usuários (professores e alunos). São os chamados Course Management System (CMS).

Um CMS bastante conhecido para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem é o Moodle. Esta ferramenta já inclui toda a administração de senhas e alunos (perfis, fotos, etc), controle de atividades e agendas, fóruns de discussão, chats, painéis de recados, pesquisas, provas e testes. Uma mão na roda para quem pretende colocar um curso on line no ar. O Moodle está disponível como Software Livre e já está traduzido para o português.

Se você ficou curioso sobre como é administrar o ambiente vá ao site http://demo.moodle.net/ e veja como estas tarefas podem ser feitas. No próprio site do Moodle você vai encontrar um curso que ensina como utilizar os recursos disponíveis.

Atualmente encontramos a educação a distância não só nas escolas e faculdades. Muitas empresas já entenderam as vantagens desta metodologia e estão adotando este tipo de ensino para capacitar seus colaboradores.

Eu acredito que só se faz uma Nação ou Sociedade desenvolvida através de uma educação plena, moderna e accessível a todos. Infelizmente ainda estamos longe assistir isto no nosso país.

Gilberto Sudré