Ubuntu Software Center

por Aprigio Simões

Ubuntu Central de Programas

O Ubuntu Software Center é  utilitário do Ubuntu integrado com o gerenciamento de pacotes, onde é possível, instalar, remover e atualizar pacotes.

O Grande foco do Ubuntu Software Center ou Central de Software do Ubuntu é manter a distribuição com fácil acesso aos pacotes DEBs que antes muitos faziam pelo synaptics e hoje utilizam o USC (Ubuntu Software Center). O USC esta em constante atualização e atualmente foi divulgado a versão 5.0, que é de deixar Apple Store de morrer, com muitas aplicações,ícones animados e muito bem desenhados, com aplicações open e aplicações pagas, sim, pagas.

O Unity, novo desktop do Ubuntu esta com total integração ao Ubuntu Software Center,na versão mais atual esta oferecendo, suporte com Unity, download de pacotes,instalações de pacotes, compra de pacotes, recomendações de acordo com a categoria solicitada e outras ferramentas como apturl e gdebi. Suas versões atuais e futuras, continuarão a utilizar Python, GTK, e aptdaemon para o USC, e trará uma série de compatibilidades com o update-manager, Janitor e o próprio Unity. Eu recomendo que vc adcione o PPA ppa:software-store-developers/daily-build, que sempre fornece as últimas atualizações da versão em desenvolvimento e em breve será disponibilizada a poderosa versão 5.

Para adicionar:

sudo apt-add-repository ppa:software-store-developers/daily-build
sudo apt-get update
sudo apt-get install software-center

A versão que acompanha o Ubuntu 11.04 Natty do Ubuntu Software Center é a 4.0, ja a versão atual e disponibilizada por ppa é a 4.1.7.

Para iniciar o USC digite /usr/bin/python /usr/bin/software-center ou apenas clique no icone da aba do launcher.

fonte original e post autorizado pelo autor.