E saiu o preview do Firefox OS, novo sistema operacional mobile, construído inteiramente sob padrões web abertos.
Os telefones estão sendo desenvolvidos em parceria com a Geeksphone e Telefonica.
Informações Técnicas
- CPU Qualcomm Snapdragon S1 1Ghz
- UMTS 2100/1900/900 (3G HSPA)
- GSM 850/900/1800/1900 (2G EDGE)
- Screen 3.5″ HVGA Multitouch
- 3 MP Camera
- 4GB ROM, 512 MB RAM
- MicroSD, Wifi N, Light and proxmity Sensor, G-Sensor, GPS, MicroUSB
- 1580 mAh battery
- Desbloqueado
Mais informações sobre o projeto você lê aqui.
Nota: eu não tive boa impressão, mas espero mudar de ideia assim que vê-lo funcionando. E você?
O Ubuntu phone pareceu estar mais preparado e com mais inovações pra competir com o que já temos (Android e iOS)
A diferença é que todos os SOs para dispositivos móveis que vemos até hoje são fechados (o Android? Brinca de ser open source.) e exigem que você desenvolva apps na linguagem deles ( +gente, +gasto, -liberdade). O FirefoxOS vai fazer uma revolução, tudo em linguagens Web! Pensem no que isso pode causar no cenário de dispositivos móveis :)
Marcelo, a questão das linguagens que são voltadas para desenvolvimento mobile hoje em dia são padronizadas, da mesma forma que as tecnologias. No sistema Android é comum criar aplicativos através de HTML5, CSS3 e JavaScript(jQuery), além da tecnologia Java que é tradicional, já o Ios(Apple) é fechado para a construção através do Objetive-C. Não consegui entender muito bem a relação de liberdade que foi aplicada, essas tecnologias de hoje estão em destaque devido a facilidade e a compatibilidade dos dispositivos móveis, então há o porquê delas variarem tanto, o que diferenciará é a ideia e os métodos aplicados.
O FirefoxOS também irá se basear em HTML5 e cia. Existem tantos dispositivos com características diferentes que não há o motivo para aplicarmos diferentes tecnologias para que não haja incompatibilidade de sistemas e versões.
O Android ainda é e sempre será Open Source, porém para trabalharmos dentro de seu sistema é necessário que haja bons conhecimentos e metodologias, não acredito que haja motivos interessantes para trabalhar dentro do Core do sistema.
Gente a questão do Firefox OS é a seguinte…o sistema é interessante..porem a surgimento do Ubuntu For Android
ofuscou o mesmo..aliais convenhamos o maior lançamento mobile de todos os tempos…sem exageros..”conseguimos” trazer nosso desktop para no phone..fantasticooo
Parece ser um bom SO, mas não vejo nenhuma inovação. Em um mundo de android e Iphone, queremos inovação.
Acho que o SO ficou bonito, porém não vi nenhuma inovação, em nenhum aspecto, tirando o fato da liberdade… infelizmente não vejo nada que o faça bater de frente com o Android ou iOS, ao contrário do Ubuntu Phone que está fantástico, cheio de novidades interessantes.